dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo investigar a importância do Centro Especializado em Inclusão na cidade de Aroeiras-PB, com ênfase na atuação do pedagogo nesse espaço de desenvolvimento. Para tanto, foi abordado na fundamentação teórica a atuação do pedagogo em espaços não escolares, perspectivas e abordagens sobre a educação inclusiva, definições e reflexões acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica de abordagem quantitativa e qualitativa, com a utilização de questionários aplicados após comunicação prévia, garantindo que suas identidades não seriam expostas, sendo feito uso de pseudônimos. As pedagogas, gestora e pais e/ou responsáveis por algumas crianças atendidas responderam de forma breve e sucinta sobre a importância do centro de inclusão e como acontece o atendimento, bem como sobre a relevância do papel do pedagogo na instituição. Assim, com base na análise dos dados, foi possível perceber que, por tratar-se de um espaço cujas ações são éticas, respeitosas, agregadoras e inclusivas, o Centro Especializado em Inclusão atua como espaço essencial para o desenvolvimento de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem, de modo a concluir-se que as profissionais pedagogas da referida instituição concebem práticas que validam este resultado. |
pt_BR |