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Este trabalho foi elaborado a partir das vivências e experiências no ambiente escolar de creches durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, com olhar orientado pelos estudos realizados durante o componente curricular de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social. Assim, motivada pelo cotidiano observado e pelo desejo de aprofundar o conhecimento acerca da presença de práticas voltadas a diversidade nessa fase escolar, se tomou como recorte para o estudo o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Campina Grande para as creches e pré-escolas voltado para a temática da Diversidade Cultural. O projeto de intervenção foi desenvolvido durante o mês de abril de 2019, a partir de uma metodologia lúdica, tratando de questões voltadas para fortalecimento de valores e respeito a diversidade cultural. O objetivo do presente trabalho foi de apresentare refletir sobre o projeto desenvolvido nas creches em Campina Grande com o intuito de contribuir para afirmar a importância de uma proposta pedagógica para a Educação Infantil com ênfase na educação em Direitos Humanos. Esta investigação classifica-se como estudo de caso, associada a pesquisa-ação, a qual se define por uma situação particular, em que se leva em consideração os indivíduos, o local e os valores construídos em perspectiva de promoção a uma possível mudança a partir do desenvolvimento de uma ação pedagógica. A pesquisa de campo ocorreu durante a realização do Estágio Supervisionado de Educação Infantil no ano de 2019, componente curricular obrigatório. Para subsidiar este estudo foi utilizada a base documental nacional que fundamenta e orienta o projeto de Educação em Direitos Humanos e vários(as) estudiosos(as) da temática, a saber: Tosi & Ferreira (2014); Dias & Porto (2010); Mantoan (2008), Candau (2000; 2010; 2012), Cardoso (2014), Santos (2008), entre outros, autores apresentados e abordados durante a disciplina de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social que auxiliou a referendar este trabalho, além de autores da temática de Educação Infantil, como Kuhlmann Jr. (1998), Brandão (2007), Furlanetto (2008), Ariès (1981), Rousseau (1999), entre outro. Destacamos, ao longo desta pesquisa, não somente a importância de se expandir os trabalhos referentes a temática da diversidade visando à formação cidadã dos sujeitos, mas também para a importância e estimular nas crianças o autoconhecimento e conhecimento respeitoso sobre o outro, viabilizando uma visão mais ampla e aberta de sua realidade e das pessoas com as quais convivem e se relacionam. |
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