dc.contributor.author |
Oliveira, Uiara Apolinário de |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-12T11:40:41Z |
|
dc.date.available |
2024-04-12T11:40:41Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31175 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, U. A. A residência pedagógica: aprendizado compartilhado em tempos de pandemia. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste estudo discute-se as dificuldades que os professores e alunos enfrentaram no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto no decorrer da pandemia do covid-19. O trabalho relata a experiência vivenciada no Programa da Residência Pedagógica (PRP), educação que é destinada a promover a criação de estágios curriculares nos diferentes cursos de graduação e promover a integração de graduandos em escolas de educação básica. Este programa tem início na segunda metade do curso e é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), baseado nas dez competências da Nova BNCC, que visa aproximar os licenciados à prática docente por meio da vivência que combina a formação e a prática na qual visa promover o aprimoramento da formação prática nas escolas de educação básica; além de proporcionar formação e vivência. Devido a problemática da pandemia, esses profissionais da área da educação enfrentaram diversos desafios para realizar seu trabalho com qualidade junto a seus alunos, seja no ensino privado ou público. Muitos utilizaram a ludicidade, “o brincar” e também fizeram uso de recursos tecnológicos para que os alunos pudessem alcançar os mais diversos cenários. Pode-se perceber também, que embora muitos não tivessem o acesso à internet, computadores e telefones celulares, os gestores e professores se esforçaram para que chegassem até eles as atividades necessárias que serviram para alcançar os processos de alfabetização e letramento. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de descrever as dificuldades enfrentadas nas práticas de alfabetização e de letramentos vivenciadas durante a Regência do Programa Residência Pedagógica (PRP), por meio do ensino remoto, através do auxílio das TICs, devido a pandemia do COVID-19, em uma escola pública da cidade de Campina Grande/PB com turmas do 4ª e do 5º ano do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.title |
A residência pedagógica: aprendizado compartilhado em tempos de pandemia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |