UEPB - Repositório Digital

Base Nacional Comum Curricular e teoria das competências em contexto de atuação política no município de Soledade/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mauricio, Rafaela Herminio da Cunha
dc.date.accessioned 2024-04-12T11:44:16Z
dc.date.available 2024-04-12T11:44:16Z
dc.date.issued 2022-10-14
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31176
dc.description MAURICIO, R. H. C. Base Nacional Comum Curricular e teoria das competências em contexto de atuação política no município de Soledade/PB. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da teoria das competências na rede municipal de educação do município de Soledade/PB, tomando como referência empírica o ensino fundamental, anos iniciais. A BNCC foi aprovada em 2017 e iniciou um novo ciclo na política de currículo voltada à sua implementação. Esse documento foi cogitado desde fins da década de 1990, uma vez que a Constituição Federal de 1988 já enfatizava a necessidade de uma Base Comum Curricular para a educação do país. No entanto, a sua efetivação tem sido motivo de muitas críticas, principalmente por parte de pesquisadores/as, intelectuais, professores/as, sindicalistas da área, mesmo ela sendo considerada importante à formulação das políticas educacionais. A BNCC adota a teoria das competências, um dos motivos das críticas, que começou a ganhar espaço na educação brasileira na década de 1990 e, do ponto de vista teórico, não tem sido avaliada como uma boa alternativa para fundamentação curricular, por ser considerada excessivamente associado à lógica e às demandas do mercado capitalista e neoliberal. O método utilizado consiste em uma abordagem qualitativa do tipo análise documental, no qual foram utilizados questionários para a coleta de dados, enviados por meio do Google Forms e de e-mail. Contou com a participação de três profissionais da educação, sendo uma professora, uma coordenadora pedagógica que atua na secretaria municipal da referida rede municipal e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Para a análise recorre a autores como Ball, Maguire e Braum (2016), Sacristán (2016), Machado (2012) e outros. Concluiu-se que há um descompasso entre as proposições do MEC, previstas na BNCC, as percepções dos participantes da pesquisa e pesquisadores/intelectuais que fazem críticas ao documento e ao processo para sua implementação. Para além da mera implementação, as comunidades escolares vivenciam um processo de atuação política pela qual a BNCC é reinterpretada e ressignificada. Não foram identificados indícios de atuação em prol de projetos mais apropriados às demandas educacionais brasileiras do que o proposto pela BNCC. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teoria das competências pt_BR
dc.subject Atuação política pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.title Base Nacional Comum Curricular e teoria das competências em contexto de atuação política no município de Soledade/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta