UEPB - Repositório Digital

O uso de tecnologias digitias: formação de professores e professoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lucilene Bernardino
dc.date.accessioned 2024-04-12T11:52:27Z
dc.date.available 2024-04-12T11:52:27Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31179
dc.description SILVA, L. B. O uso de tecnologias digitais: formação de professores e professoras. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho realiza análises acerca da formação de professores e professoras e o uso de tecnologias digitais, após retorno as aulas presenciais. Tem como objetivo geral: Analisar as relações entre a formação de professores e professoras e o uso de tecnologia digitais da informação e da comunicação quando o retorno presencial após período de isolamento social e ensino remoto consequência da pandemia por Covid-19 e como objetivos específicos: Identificar desafios enfrentados por educadores e educadoras no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, durante as aulas presenciais e conhecer limites e possibilidades que o uso das ferramentas digitais fomentam no ensino pós pandemia. A pesquisa foi realizada entre agosto e novembro do ano de 2022 e contou com 12 professoras de uma escola de ensino público municipal, que atende alunos e alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental situada na zona rural da cidade de Queimadas/PB. Na análise desse estudo foi utilizado teóricos como: Bonilla e Souza (2011), Türcke (2010), Prensky (2001), Tajra (2008), Richit e Maltempi (2003), Kenski (2007 - 2011), Ponte (2000), Leite (2003), Buzato (2009), Aquino (2003), dentre outros. Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem descritiva-analítica, uma vez que analisamos relações entre o uso de tecnologias informação e da comunicação- TDIC e a formação dos professores e professoras. Concluímos que com o avanço das tecnologias digitais, elas estão cada dia mais presentes no cotidiano escolar e é necessário que o professor/a esteja preparado para agregá-las nas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title O uso de tecnologias digitias: formação de professores e professoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta