dc.description.abstract |
Esse trabalho realiza análises acerca da formação de professores e professoras e o uso de tecnologias digitais, após retorno as aulas presenciais. Tem como objetivo geral: Analisar as relações entre a formação de professores e professoras e o uso de tecnologia digitais da informação e da comunicação quando o retorno presencial após período de isolamento social e ensino remoto consequência da pandemia por Covid-19 e como objetivos específicos: Identificar desafios enfrentados por educadores e educadoras no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, durante as aulas presenciais e conhecer limites e possibilidades que o uso das ferramentas digitais fomentam no ensino pós pandemia. A pesquisa foi realizada entre agosto e novembro do ano de 2022 e contou com 12 professoras de uma escola de ensino público municipal, que atende alunos e alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental situada na zona rural da cidade de Queimadas/PB. Na análise desse estudo foi utilizado teóricos como: Bonilla e Souza (2011), Türcke (2010), Prensky (2001), Tajra (2008), Richit e Maltempi (2003), Kenski (2007 - 2011), Ponte (2000), Leite (2003), Buzato (2009), Aquino (2003), dentre outros. Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem descritiva-analítica, uma vez que analisamos relações entre o uso de tecnologias informação e da comunicação- TDIC e a formação dos professores e professoras. Concluímos que com o avanço das tecnologias digitais, elas estão cada dia mais presentes no cotidiano escolar e é necessário que o professor/a esteja preparado para agregá-las nas práticas pedagógicas. |
pt_BR |