dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa foi investigar se o direito à educação de crianças e adolescentes, em
situação de acolhimento institucional, no contexto da pandemia, foi garantido. É uma pesquisa
de vertente qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso tendo como Técnica de coleta de
dados entrevistas semiestruturadas. A investigação foi realizada em uma Casa de Apoio à
Criança e ao Adolescente na cidade de Esperança-PB. Participaram da pesquisa 5 Crianças e
Adolescentes, que se encontravam institucionalizados na pandemia, e que estavam matriculados
na rede municipal de ensino da Cidade de Esperança-PB, e 5 profissionais da instituição. Para
a fundamentação teórica buscamos dialogar com os seguintes interlocutores: Rizzini e Pilotti
(2011); Marcílio (1998); Faleiros (2011); Priori (1991), dentre outros. Os resultados do estudo
evidenciaram que, para as crianças e adolescentes institucionalizados, no contexto investigado,
a desigualdade educacional na pandemia foi duplamente acentuada, isto porque, não foi
garantido, para estes cidadãos, sequer, aulas remotas, apenas recebiam atividades impressas
revelando, não apenas a precariedade do ensino público, como também, o descaso, por parte
dos órgãos públicos, em relação a educação das crianças e adolescentes, em situação de
acolhimento institucional, ampliando-se, lamentavelmente o ciclo de violação de direitos
destes cidadãos. |
pt_BR |