UEPB - Repositório Digital

A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia da Covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Borges, Tatiane Felix
dc.date.accessioned 2024-04-16T13:18:52Z
dc.date.available 2024-04-16T13:18:52Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31198
dc.description BORGES, T. F. A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia da Covid-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos - EJA é composta por sujeitos com histórico de vulnerabilidade social. São adultos idosos que não tiveram o direito à escolarização na chamada "idade certa"; jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras que precisaram interromper os estudos para ingressar cedo no mercado de trabalho para ajudar no sustento da família ou porque tiveram que arcar com a responsabilidade de adulto de forma precoce, mulheres que exercem a maternidade precocemente, dentre inúmeras outras situações. Em tempos normais da vida cotidiana, o retorno e permanência de jovens, adultos e idosos aos bancos escolares se constituíam como um grande desafio, um dos quais a problemática da evasão. Com a pandemia no novo Coronavirus - Covid - 19 tais desafios se intensificaram visto que a pandemia aprofundou as desigualdades sociais e, consequentemente, as desigualdades educacionais. A EJA foi uma das mais impactadas pela Covid-19. De acordo com pesquisas divulgadas nos meios de comunicação, muitos municípios não ofereceram essa modalidade de ensino durante a pandemia, por outro lado, onde a EJA foi ofertada, o problema da evasão foi intenso, dada as inúmeras dificuldades provocadas pela pandemia. Diante dessa problemática, a partir da realização de pesquisa bibliográfica, objetiva-se no presente trabalho refletir sobre os desafios da evasão escolar na EJA no contexto da pandemia da Covid-19. Os resultados analisados evidenciam que a pandemia da Covid-19 intensificou os desafios e as dificuldades já enfrentadas na EJA, como: escassez de recurso tecnológico para realização das atividades escolares, afastamento e evasão dos/as alunos/as das aulas, capacitação adequada de professores/as para atuar nessa nova realidade, readequação do currículo para os alunos da EJA, falta de material didático adequado, entre outros. Tais problemas intensificaram um problema muito presente na EJA que é a evasão escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.title A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta