dc.description.abstract |
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é composta por sujeitos com histórico de vulnerabilidade social. São adultos idosos que não tiveram o direito à escolarização na chamada "idade certa"; jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras que precisaram interromper os estudos para ingressar cedo no mercado de trabalho para ajudar no sustento da família ou porque tiveram que arcar com a responsabilidade de adulto de forma precoce, mulheres que exercem a maternidade precocemente, dentre inúmeras outras situações. Em tempos normais da vida cotidiana, o retorno e permanência de jovens, adultos e idosos aos bancos escolares se constituíam como um grande desafio, um dos quais a problemática da evasão. Com a pandemia no novo Coronavirus - Covid - 19 tais desafios se intensificaram visto que a pandemia aprofundou as desigualdades sociais e, consequentemente, as desigualdades educacionais. A EJA foi uma das mais impactadas pela Covid-19. De acordo com pesquisas divulgadas nos meios de comunicação, muitos municípios não ofereceram essa modalidade de ensino durante a pandemia, por outro lado, onde a EJA foi ofertada, o problema da evasão foi intenso, dada as inúmeras dificuldades provocadas pela pandemia. Diante dessa problemática, a partir da realização de pesquisa bibliográfica, objetiva-se no presente trabalho refletir sobre os desafios da evasão escolar na EJA no contexto da pandemia da Covid-19. Os resultados analisados evidenciam que a pandemia da Covid-19 intensificou os desafios e as dificuldades já enfrentadas na EJA, como: escassez de recurso tecnológico para realização das atividades escolares, afastamento e evasão dos/as alunos/as das aulas, capacitação adequada de professores/as para atuar nessa nova realidade, readequação do currículo para os alunos da EJA, falta de material didático adequado, entre outros. Tais problemas intensificaram um problema muito presente na EJA que é a evasão escolar. |
pt_BR |