UEPB - Repositório Digital

Prática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aguiar, Renata Tamilles Pereira
dc.date.accessioned 2024-04-16T14:01:57Z
dc.date.available 2024-04-16T14:01:57Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31201
dc.description AGUIAR, R. T. P. A. Prática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantil. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A literatura vem proporcionar suporte aos educadores, os quais, na sala de referência, devem motivar e efetivar práticas pedagógicas que levem em conta a realidade em que as crianças estão inseridas, a fim de proporcionar a construção de identidades. Este trabalho discute uma atividade de leitura étnico-racial como uma prática pedagógica da turma Pré-II da Creche Municipal Luzia Santos de Araújo, da rede pública municipal da cidade de Gado Bravo-PB. Norteado pelo objetivo de estimular a leitura literária como prática pedagógica com o incentivo do educador, este artigo é um relato de experiência que utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo-observacional; como técnicas de coleta de dados, a observação direta extensiva e uma entrevista realizada com o educador. Observamos a leitura como uma forma de despertar reflexões e novas definições dentro do universo da criança, como a definição de cor de pele. As crianças, ao serem questionadas sobre qual cor era a cor de pele, inicialmente apontaram em sua totalidade para um giz de cera bege, mas, no decorrer da leitura do livro A cor de Coraline, passaram a compreender que a cor de pele é qualquer cor, ela muda com a mudança do objeto ou pessoa, não existe um padrão estipulado, pois tudo que existe no mundo é constituído de formas e cores diferentes. O educador deve proporcionar vivências diferentes dentro da sala de referência, apresentar questionamentos que façam as crianças pensarem, refletirem, interagirem e despertarem seus posicionamentos críticos, para que assim sejam cidadãos atuantes na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Fabiola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura étnico-racial pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.title Prática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta