Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo o estudo e análise das dificuldades que se encontra na implementação da língua espanhola nas escolas públicas do Brasil e no estado da Paraíba, partindo dos aportes teóricos como alicerces, o trabalho de dissertação de Lucas Paulino (2021) e do artigo de conclusão de curso de José Felipe Jorge de Oliveira (2019), as promulgações das leis que asseguram ou afastam a obrigatoriedade do ensino do espanhol como a língua estrangeira, e para leitura com o objetivo de refletir sobre a ação docente, o livro A língua espanhola no Brasil: ensino, formação docente e resistência, com reflexões sobre os desafios dos profissionais da educação,ou seja, apresentar quais os empecilhos que levam o ensino da língua espanhola de ser posto em escolas públicas e também como funciona as leis criadas para ser a base de apoio dessas implementações, incluindo como as escolas que tiveram esse auxílio das leis estão lhe dando com o ensino de língua espanhola . Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizamos dados de leis que participam dessa implementação, como exemplo a lei de Diretrizes e Bases LDB (1996) e a Lei 11.161/2005. A partir das informações obtidas e dos dados colhidos, foi realizado uma reflexão da importância da expansão da língua espanhola para as escolas públicas, o quanto pode ser benéfico as oportunidades que podem surgir na área de trabalho para esses estudantes, além do amplo conhecimento cultural.
Descrição:
MELO, G. K. F. Análisis de las dificultades y conquistas por la implementación de la lengua española en las escuelas públicas. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.