Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios da inserção de crianças
autistas na Educação Infantil. Dessa forma, buscamos compreender os percursos da
criança no cotidiano de uma sala de aula da rede municipal na cidade de
Queimadas-PB, mostrando o contexto da inclusão e as dificuldades enfrentadas
pelos docentes. O trabalho foi elaborado como uma pesquisa qualitativa, com
aplicação de entrevista semiestruturada que propiciou entendermos os dados
coletados de forma objetiva. O autismo é classificado como um dos Transtornos
Globais do Desenvolvimento (TGD), e é descrito como um espectro, pois as
características podem ir de leve ao mais severo, podendo inclusive comprometer o
desenvolvimento do indivíduo. Apesar de o autismo ter se tornado mais “comum”
nos últimos tempos, ainda é um tema que gera muitas dúvidas, não apenas entre as
famílias, mas também no cenário educacional. A inclusão é um processo complexo e
ainda demorado, apesar da legislação brasileira garantir a toda criança o direito à
educação na rede regular de ensino, fazendo-se necessárias adaptações nos
currículos das escolas para capacitar os profissionais envolvidos. O aporte teórico
ao qual nos fundamentamos traz os documentos legais como principais pontos de
pesquisa, bem como Figueiredo (2015), Mantoan (2006), Santos (1999), dentre
outros. Tecemos algumas considerações acerca do autismo, como sua definição,
um pouco do contexto histórico, e os desafios da educação inclusiva. Destacamos
na pesquisa a opinião das professoras com relação a quatro pontos importantes
para a educação de crianças autistas: a visão concedida ao autismo; a participação
da família no auxílio do trabalho pedagógico; as dificuldades enfrentadas na
realização do trabalho docente com os alunos autistas; a inclusão das crianças
autistas na Educação Infantil na visão das entrevistadas. Diante das leituras e
pesquisas, concluímos que é preciso que a escola tenha o interesse de conhecer e
criar novos métodos pedagógicos, para que a criança possa se desenvolver junto ao
meio social, bem como uma formação mais aprofundada e adequada para os
profissionais que com eles atuam.
Descrição:
FERREIRA, L. M. C. O desafio da inserção da criança autista na educação infantil. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.