Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir, por meio de estudos sociolinguísticos, como se manifestam as variações diatópicas em nível léxico nos livros didáticos do primeiro ano do ensino médio: Cercanía joven (2016) e Sentidos en lengua española (2016), limitando-se a primeira unidade dos materiais, avaliados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018-2020). Esta pesquisa aborda o ensino/aprendizagem da variação linguística de língua espanhola bem como a sua importância no livro didático como principal recurso pedagógico. Caracteriza-se por sua abordagem qualitativa, onde fez-se necessário realizar um estudo bibliográfico a respeito dos fenômenos linguísticos causados na língua/linguagem através do contato do falante com o sociocultural. Neste sentido, nossas análises e investigação estão fundamentadas em referenciais teóricos como: Fernández (2010), Mussalim (2001), Labov (2008), López (1993), Saussure (2006), entre outros. Ainda, vale salientar que as análises evidenciaram certa deficiência nas formas de manifestações regionais, especialmente em Sentidos en lengua española (2016), ou seja, embora os materiais referidos insiram palavras e expressões lexicais, em maior ou menor quantidade, em vários momentos não são significativas, uma vez que são propostas artificiais, por meio de atividades estruturais que não indicam os seus contextos sociolinguísticos e espaços geográficos de uso.
Descrição:
PEREIRA, V. S. La variación diatópica en el libro didáctico de ELE: análisis reflexivo sobre el enfoque léxico en los libros Cercanía joven (2016) y Sentidos en lengua española (2016). 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.