Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática pedagógica de uma professora do ensino fundamental anos iniciais, no município de Campina Grande-PB, no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Assim, buscamos analisar suas estratégias de aprendizagem e os desafios enfrentados por ela durante o ERE. Como apoio para as discussões, recorremos a estudos voltados à teoria histórico-cultural, que tem como base as pesquisas de Vygotsky e colaboradores. Além disso, foi necessário buscarmos estudos bibliográficos sobre a temática em relevo, considerando que o cenário da pandemia COVID-19 é algo recente. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, que, segundo Yin (2001), visa à investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real. Desse modo, através de um formulário disponível no Google Forms, realizamos a coleta de dados e, em seguida, por meio de uma entrevista semiestruturada, aprofundamos o relato disponibilizado no formulário. Os resultados mostram que, apesar de todos os desafios enfrentados, a professora buscou estratégias para trabalhar em sua nova realidade e meios de alcançar todos os alunos, mesmo não sendo possível, pois a falta de recursos tecnológicos tornou-se uma barreira excludente diante do ensino remoto.
Descrição:
OLIVEIRA, I. D. P. A prática pedagógica no ERE: relato de uma professora da rede municipal de Campina Grande/PB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.