dc.contributor.author |
Nascimento, Maria Regina Fernandes do |
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dc.date.accessioned |
2024-04-24T13:15:21Z |
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dc.date.available |
2024-04-24T13:15:21Z |
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dc.date.issued |
2022-12-12 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31267 |
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dc.description |
NASCIMENTO, M. R. F. Complexidade do processo de alfabetização e o seu reflexo no analfabetismo e analfabetismo funcional no contexto de sala de aula numa escola de ensino fundamental em São Vicente do Seridó - PB. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a complexidade do processo de alfabetização e investigar os condicionantes fatores que estão embrincados no analfabetismo e analfabetismo funcional na sala do 4º ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de São Vicente do Seridó – PB. Para tal, nos fundamentamos em autores como: Torres (1994), Soares (2003), Ferreiro e Teberosky (1999). Este trata-se de uma pesquisa mista, pois utilizou-se tanto métodos qualitativos nos quais os dados nela obtidos expressam as ideias, opiniões e concepções pessoais dos sujeitos envolvidos, caracterizando assim a subjetividade, como quantitativos que mostram números reais sobre o tema abordado. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Alfabetização |
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dc.subject |
Letramento |
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dc.subject |
Analfabetismo |
pt_BR |
dc.subject |
Anafabetismo funcional |
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dc.title |
Complexidade do processo de alfabetização e o seu reflexo no analfabetismo e analfabetismo funcional no contexto de sala de aula numa escola de ensino fundamental em São Vicente do Seridó - PB |
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dc.type |
Other |
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