dc.description.abstract |
Este trabalho objetiva investigar quais as perspectivas de ensino de língua dos docentes na Educação de Jovens e Adultos: análise das práticas educativas, ensino da leitura, escrita, da alfabetização, letramento, gramática em sala de aula. A intenção desse estudo é compreender como o ensino de Língua Portuguesa é desenvolvido em sala de aula da modalidade EJA. Essa pesquisa é um estudo qualitativo de base exploratória. Está fundamentada nos estudos de pensadores como Freire (2011), Gil (2017), Moura (2003), dentre outros. Também está fundamentada em documentos oficiais sobre o Ensino de EJA. Após a análise das entrevistas realizadas com as professoras de EJA, notamos que essa modalidade de ensino, para ser abordada com êxito, depende muito de um corpo docente qualificado e com um olhar pedagógico voltado para o processo interacionista de ensino, que por meio de “burlar” o sistema educacional, ou seja, desenvolver métodos didáticos próprios para aplicar em sala de aula, têm sido um processo estratégico para superar as dificuldades trazidas por seus alunos. A sociedade atual exige cidadãos competentes, críticos e aptos a enfrentar dificuldades. Por isso, se faz necessário o domínio da linguagem, pois é a partir dela que os sujeitos conseguem expressar suas perspectivas, seus ideais e defendem seus argumentos. Assim, é importante proporcionar aos alunos de EJA um ensino de língua que foque também no uso prático da linguagem. |
pt_BR |