dc.description.abstract |
O artigo objetiva verificar e analisar os desafios e impactos causados pela pandemia do Covid- 19, especificamente, na Educação Infantil, em duas Instituições de educação, localizadas no município de Campina Grande, PB; sendo uma destas pública Creche e Pré-escola e a outra privada, tornando-se de imprescindível importância descrever acerca do desenvolvimento socioemocional, socioafetivo e pedagógico das crianças durante o cenário pandêmico vivenciado, como também, destacar os desafios vivenciados pelos professores para se adaptarem, abruptamente, de maneira remota e com uso de tecnologias e plataformas para tornarem o processo de ensino-aprendizagem possível, pois mesmo com isolamento social para a sua própria segurança, precisavam dar continuidade ao currículo escolar, os marcos de desenvolvimento a serem estimulados e alcançados, como também as metas pedagógicas para o máximo aproveitamento dos alunos. Trata-se de uma pesquisa classificada como estudo de caso, descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário e as abordagens quali-quantitativas para análise dos dados. A amostra da pesquisa foi composta por 10 (dez) servidores da escola, 5 (cinco) de cada instituição descrita. Diante das respostas e análises, constatou-se que os métodos de aprendizagem precisaram ser adaptados de forma remota, havendo a necessidade de modificação e adaptação como um todo – família e professores; Notou-se também a falta de preparo do manuseio das tecnologias e a adaptação das aulas para torná-las mais interessantes e lúdicas com o intento de deter a atenção dos alunos pelo maior espaço de tempo possível e, assim, conseguirem adquirir conhecimento e se desenvolverem; e por fim, a dificuldade que as famílias enfrentaram para se adaptarem às aulas remotas, pois a maioria possuía mais de um filho e os horários entre aulas para compartilhar o computador e/ou o celular precisavam ser ajustados ou até famílias de baixa renda que não possuíam tecnologia alguma ou possuíam tecnologias que não acompanhavam a modernidade exigida pelo modelo remoto ou não sabiam acompanhar a demanda implantada pela era tecnológica. |
pt_BR |