Resumo:
Este trabalho resulta dos estudos realizados através do projeto “O ensino da Matemática no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município de Juazeirinho/PB”, desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). Tem como objetivo analisar processos de ensino e aprendizagem da Matemática no contexto de implementação da BNCC, a partir da percepção de profissionais da educação do município de Juazeirinho/PB. Consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa nos moldes do estudo de caso, que utilizou para coleta de dados um questionário elaborado e disponibilizado por meio da plataforma Google forms e que foi encaminhado à secretaria de educação do município com a solicitação para que fosse enviado aos professores/as do ensino fundamental, anos iniciais, bem como a um/a profissional da própria secretaria. Conclui-se que a formação inicial dos/as professores/as não está favorecendo a implementação da BNCC, com isso há uma grande necessidade de formação continuada. Os/as profissionais avaliaram a BNCC como documento orientador importante na área da Matemática, porém alegaram ter dificuldades para trabalhar com conteúdos, conceitos e processos prescritos, além de sentirem falta de recursos didáticos concretos e digitais apropriados para desenvolver as competências e habilidades propostas pela Base.
Descrição:
SILVA. J. E. O ensino da matemática no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular no município de Juazeirinho/PB. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.