Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a temática indígena no Livro Didático
de História do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente
identificar o que é tratado sobre a questão indígena e verificar como esse tema é
desenvolvido no livro didático. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica e
documental, visto que o livro didático é considerado um documento histórico. Foi
usada a análise de conteúdo para atender os objetivos. Como resultado constatouse que a origem dos povos indígenas é pobremente discutida no livro didático, e isto
significa que a temática é insuficientemente estudada nas escolas. O livro invisibiliza
a história desses povos, gerando uma visão errônea para a criança, que cresce com
as ideias equivocadas sobre os povos originários e se prolongam na fase adulta. A
pesquisa demonstra que o eurocentrismo continua se preconizando até os dias
atuais, pois a leitura dos livros didáticos não proporciona o conhecimento adequado
para as crianças identificarem suas raízes antepassadas, e entenderem sobre a
influência indígena na formação da sociedade brasileira. Concluindo que expandir o
currículo nas escolas e universidades acerca da temática indígena é uma exigência
e ideia benigna para o processo de reconhecimento do valor da história e cultura dos
povos originários no meio social, bem como, a superação de estereótipos e
preconceitos e a tolerância com a comunidade indígena será encontrada.
Descrição:
CRUZ, G. S. A temática indígena no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.