Resumo:
A alfabetização é um processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade
de e escrever de suma importância e indispensável para o desenvolvimento do
indivíduo.Dada a importância deste processo, a alfabetização torna-se um campo
de amplas discussões, debates e instrumento de desenvolvimento social. Sendo
assim, torna-se responsabilidade do Estado garantir que os indivíduos tenham
alfabetização de qualidade investindo em Políticas Educacionais que contribuam
para o processo de aprendizagem de todo cidadão, como é estabelecido na
Constituição Federal. Assim,entre os anos de 2018 e 2020 foram lançados pelo
Ministério da Educação os Programas Federais Mais Alfabetização e Tempo de
Aprender com o intuito de melhorar a alfabetização no Brasil. Este trabalho tem
por finalidade analisar as percepções de professoras alfabetizadoras das escolas
públicas do Município de Areial-PB, acerca dos Programas Federais voltados para
a alfabetização, Mais Alfabetização e Tempo de Aprender. Para tanto buscou
investigar as mudanças sofridas pela alfabetização no Brasil, e os objetivos dos
Programas referidos. Para fundamentar este trabalho nos apoiamos em
estudiosos da alfabetização como Frade (2006; 2007), Mortatti (2006) Soares
(2003, 2009) entre outros que são referências no campo da alfabetização, e os
documentos legais dos referidos Programas, Mais Alfabetização PORTARIA Nº
142, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018 e Tempo de Aprender PORTARIA Nº 280,
DE 19 DE FEVEREIRO DE 2020.Concluiu-se, a partir das percepções das
professoras, que os Programas contribuíram com o trabalho do professor e a
inserção do assistente de alfabetização contribuíram com o desenvolvimento da
aprendizagem das crianças, no entanto apresenta falhas e lacunas, não
oferecendo para as professoras formações iguais e o pouco tempo de assistência
em sala. A partir de estudo realizado acerca dos Programas conclui-se que estes
não são desenvolvidos com base nos avanços e estudos na área da
alfabetização, além de desconsiderar o aluno como o centro do processo de
aprendizagem.
Descrição:
MARTINS, M. F. M. Programas Mais Alfabetização e Tempo de Aprender: o que dizem as professoras alfabetizadoras? 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.