UEPB - Repositório Digital

O protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feliciano, Suenia Souza
dc.date.accessioned 2024-04-25T13:16:25Z
dc.date.available 2024-04-25T13:16:25Z
dc.date.issued 2023-03-17
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31288
dc.description FELICIANO. S. S. O protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência?. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O contexto da escola de Educação Infantil, precisa ser considerado como um espaço singular de relações e constante produção de saberes. Nela o agente principal deve ser a criança, e isso deve ser evidenciado na organização do espaço e na ambientação de suas paredes. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do protagonismo infantil na organização dos espaços das salas de referência. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia de caráter qualitativa e fizemos uso da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um questionário com cinco professoras que atuam nos níveis maternal e pré-escolar. As principais referências teóricas são: Barbieri (2012), Cocito (2017), Horn (2004), Malaguzzi (1999), entre outros. Os principais resultados indicam que o espaço das instituições de Educação Infantil é pensado e organizado por adultos, as crianças possuem poucas oportunidades de serem protagonistas do ambiente. Conclui-se que muitos espaços que a criança vivencia, seja família, escola e ou espaços públicos, são construídos para as crianças e não com as crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Espaço pt_BR
dc.subject Protagonismo infantil pt_BR
dc.title O protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta