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O contexto da escola de Educação Infantil, precisa ser considerado como um espaço singular de relações e constante produção de saberes. Nela o agente principal deve ser a criança, e isso deve ser evidenciado na organização do espaço e na ambientação de suas paredes. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do protagonismo infantil na organização dos espaços das salas de referência. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia de caráter qualitativa e fizemos uso da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um questionário com cinco professoras que atuam nos níveis maternal e pré-escolar. As principais referências teóricas são: Barbieri (2012), Cocito (2017), Horn (2004), Malaguzzi (1999), entre outros. Os principais resultados indicam que o espaço das instituições de Educação Infantil é pensado e organizado por adultos, as crianças possuem poucas oportunidades de serem protagonistas do ambiente. Conclui-se que muitos espaços que a criança vivencia, seja família, escola e ou espaços públicos, são construídos para as crianças e não com as crianças. |
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