dc.description.abstract |
Com o advento da pandemia da COVID-19 em março de 2020, as redes
educacionais brasileiras se viram obrigadas a suspender as atividades presenciais.
Nesse contexto, em 2021, surgiu o projeto de extensão Orientações pedagógicas às
famílias e às crianças em processo de alfabetização no modelo de ensino remoto
PROBEX/UEPB 2021-2022, que proporcionou experiências complementares de
aprendizagem às crianças em processo de alfabetização. Esta pesquisa teve origem
nesse projeto e busca relatar a experiência extensionista conduzida remotamente
com duas crianças em processo de alfabetização, matriculadas no 1º e 2º ano do
ensino fundamental em escolas públicas municipais da Paraíba. Durante a execução
do projeto de extensão, utilizamos a metodologia da Aprendizagem Baseada em
Problemas (ABP), aliada a métodos e técnicas da pesquisa-ação, para viabilizar o
desenvolvimento do trabalho interventivo. Para embasar este trabalho, recorremos a
pressupostos teóricos de diversos autores, com destaque para Solé (1998), cujo
livro Estratégias de leitura promove o uso de estratégias de leitura autônoma e
compreensão textual. Os participantes da pesquisa, ficticiamente chamados de João
e Maria, tinham 6 e 7 anos de idade, respectivamente. Foram realizados quatorze
encontros com ambas as crianças, iniciando em abril de 2021 e finalizando em
setembro do mesmo ano. Durante o projeto, observamos um progresso significativo
na aprendizagem das crianças, abrangendo desde a identificação das letras do
alfabeto até a formação de palavras, a combinação silábica, a interpretação de
textos verbais e não verbais, bem como o estímulo à imaginação. Esses avanços
culminaram no desenvolvimento de uma leitura mais fluente por parte das crianças,
evidenciando uma melhoria considerável em suas habilidades de leitura e
compreensão de diversos gêneros textuais. |
pt_BR |