UEPB - Repositório Digital

Intervenções de práticas de leitura: um relato de experiência com duas crianças em processo de alfabetização no contexto do ensino remoto emergencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Yasmin Oliveira
dc.date.accessioned 2024-04-25T14:22:26Z
dc.date.available 2024-04-25T14:22:26Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.issn CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31297
dc.description SOUZA, Y. O. Intervenções de práticas de leitura: um relato de experiência com duas crianças em processo de alfabetização no contexto do ensino remoto emergencial. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Com o advento da pandemia da COVID-19 em março de 2020, as redes educacionais brasileiras se viram obrigadas a suspender as atividades presenciais. Nesse contexto, em 2021, surgiu o projeto de extensão Orientações pedagógicas às famílias e às crianças em processo de alfabetização no modelo de ensino remoto PROBEX/UEPB 2021-2022, que proporcionou experiências complementares de aprendizagem às crianças em processo de alfabetização. Esta pesquisa teve origem nesse projeto e busca relatar a experiência extensionista conduzida remotamente com duas crianças em processo de alfabetização, matriculadas no 1º e 2º ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais da Paraíba. Durante a execução do projeto de extensão, utilizamos a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), aliada a métodos e técnicas da pesquisa-ação, para viabilizar o desenvolvimento do trabalho interventivo. Para embasar este trabalho, recorremos a pressupostos teóricos de diversos autores, com destaque para Solé (1998), cujo livro Estratégias de leitura promove o uso de estratégias de leitura autônoma e compreensão textual. Os participantes da pesquisa, ficticiamente chamados de João e Maria, tinham 6 e 7 anos de idade, respectivamente. Foram realizados quatorze encontros com ambas as crianças, iniciando em abril de 2021 e finalizando em setembro do mesmo ano. Durante o projeto, observamos um progresso significativo na aprendizagem das crianças, abrangendo desde a identificação das letras do alfabeto até a formação de palavras, a combinação silábica, a interpretação de textos verbais e não verbais, bem como o estímulo à imaginação. Esses avanços culminaram no desenvolvimento de uma leitura mais fluente por parte das crianças, evidenciando uma melhoria considerável em suas habilidades de leitura e compreensão de diversos gêneros textuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Intervenções de práticas de leitura: um relato de experiência com duas crianças em processo de alfabetização no contexto do ensino remoto emergencial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta