UEPB - Repositório Digital

Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Roberto Jonathan Lopes
dc.date.accessioned 2024-04-25T14:33:20Z
dc.date.available 2024-04-25T14:33:20Z
dc.date.issued 2023-06-29
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31302
dc.description SANTANA, R. J. L. Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa a construção das seções de introdução em trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com base no modelo C.A.R.S. (Create a Research Space) proposto por Swales (1990). Marcuschi (2002) destaca que é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. O objetivo da pesquisa será analisar e compreender movimentos e aspectos linguísticos na seção de introdução em TCC escritos em língua portuguesa, buscando demonstrar para a comunidade acadêmica qual seria uma maneira possível de desenvolver o primeiro capítulo desses trabalhos. Esta pesquisa oferece orientações sobre aspectos linguísticos e passos comumente utilizados na construção dessa seção, visando apresentar maior clareza e organização nos trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa utiliza o modelo CARS de Swales (1990), que consiste em três movimentos: estabelecer um território, estabelecer um nicho e ocupar o nicho. Os resultados da análise indicam que, nas introduções analisadas, alguns passos propostos por Swales (1990) não foram seguidos de forma consistente. Com isso, a falta de aplicação consistente do modelo CARS pode prejudicar o entendimento do público-alvo. Apesar de todos os TCC analisados pertencerem ao curso de Licenciatura em Letras-Inglês da UEPB, percebe-se que não existe um modelo padrão seguido pelos estudantes, mesmo dentro da mesma instituição. Essa diversidade de abordagens destaca a importância de aprimorar a construção das introduções nos trabalhos acadêmicos, garantindo uma apresentação mais completa, coesa e coerente dos argumentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Pedro Paulo Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Trabalho de conclusão de curso pt_BR
dc.subject Artigo acadêmico pt_BR
dc.subject Movimentos retóricos pt_BR
dc.title Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta