dc.contributor.author |
Santana, Roberto Jonathan Lopes |
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dc.date.accessioned |
2024-04-25T14:33:20Z |
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dc.date.available |
2024-04-25T14:33:20Z |
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dc.date.issued |
2023-06-29 |
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dc.identifier.other |
CDD 410 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31302 |
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dc.description |
SANTANA, R. J. L. Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa a construção das seções de introdução em trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com base no modelo C.A.R.S. (Create a Research Space) proposto por Swales (1990). Marcuschi (2002) destaca que é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. O objetivo da pesquisa será analisar e compreender movimentos e aspectos linguísticos na seção de introdução em TCC escritos em língua portuguesa, buscando demonstrar para a comunidade acadêmica qual seria uma maneira possível de desenvolver o primeiro capítulo desses trabalhos. Esta pesquisa oferece orientações sobre aspectos linguísticos e passos comumente utilizados na construção dessa seção, visando apresentar maior clareza e organização nos trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa utiliza o modelo CARS de Swales (1990), que consiste em três movimentos: estabelecer um território, estabelecer um nicho e ocupar o nicho. Os resultados da análise indicam que, nas introduções analisadas, alguns passos propostos por Swales (1990) não foram seguidos de forma consistente. Com isso, a falta de aplicação consistente do modelo CARS pode prejudicar o entendimento do público-alvo. Apesar de todos os TCC analisados pertencerem ao curso de Licenciatura em Letras-Inglês da UEPB, percebe-se que não existe um modelo padrão seguido pelos estudantes, mesmo dentro da mesma instituição. Essa diversidade de abordagens destaca a importância de aprimorar a construção das introduções nos trabalhos acadêmicos, garantindo uma apresentação mais completa, coesa e coerente dos argumentos. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Pedro Paulo Nunes da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Gêneros textuais |
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dc.subject |
Trabalho de conclusão de curso |
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dc.subject |
Artigo acadêmico |
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dc.subject |
Movimentos retóricos |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990) |
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dc.type |
Other |
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