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A formação inicial do professor de Língua Inglesa é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, bem como a reflexão crítica sobre as crenças e concepções que influenciam sua conduta enquanto educador. Nesse contexto, a prática crítico-reflexiva emerge como uma abordagem pedagógica promissora. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é discutir de que forma a prática crítico-reflexiva conduz o aluno-professor a libertar-se de crenças durante o período de Estágio Supervisionado e, para alcançar esse objetivo, estabelecemos três outros específicos: (i) tecer considerações teóricas sobre a prática crítico-reflexiva e crenças no processo de formação inicial do professor de Língua Inglesa; (ii) mapear e classificar quais são as crenças encontradas nos relatos de experiências entre 2014 e 2017 e (iii) verificar como o papel desta prática pode orientar o docente. Utilizamos como metodologia uma pesquisa documental de abordagem qualitativa-interpretativista, de base exploratória, tendo como base relatos de experiência elaborados por estagiários dos anos 2014 e 2017. Dessa forma, percorremos por teorias que discutem acerca dos conceitos de crenças, de interação e de dialogismo, aprendizagem ativa, reflexão e práxis, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, o pensar e agir docente, valorização de diferentes formas de conhecimento, ação e reflexão sobre a ação, ajuste de estratégias e resolução de problemas, de autores como Bakhtin (1997), Barcelos (2001; 2003; 2004; 2007), Dewey (1979), Ellis (1994), Freire (1987, 1996), Harmer (2007), Maher (2007), Piletti (2004), Santos (2009) e Schön (1995). Nesta pesquisa, busca-se, portanto, analisar de que forma esses relatos evidenciam os desafios e reflexões enfrentados por professores em formação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. |
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