Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivos 1) identificar pesquisas que focalizam tecnologias digi-tais em contexto de aula de língua portuguesa; e 2) descrever as implicações trazidas pelas pesquisas identificadas. Para fundamentar teoricamente este estudo, nos baseamos em autores que tratam sobre o uso das tecnologias no ensino escolar (KENSKI, 2010, 2012; ROJO 2020; ALMEIDA, 2003, etc.). Para que tal estudo fosse possível, realizamos uma pesquisa bibliográ-fica, qualitativa e descritiva com dados obtidos por meio da consulta dos resumos de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Diante disso, concluímos que as tecnologias digitais foram usadas em salas de aulas virtuais para propor a continuidade das atividades educacionais. Assim, compreendemos as dificuldades dos docen-tes e discentes diante da realidade pandêmica e, consequentemente, conseguimos avaliar que os gêneros digitais foram de suma importância para amenizar os impactos negativos causados pelo vírus COVID-19 e dar continuidade as aulas remotas emergenciais.
Descrição:
SEVERO, R. L. A. O uso das tecnologias digitais nas aulas de língua portuguesa: uma pesquisa bibliográfica. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.