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A abordagem das orações subordinadas substantivas e reduzidas em um livro didático de português: um olhar para as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas

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dc.contributor.author Silva, Ismael Neto Ferreira da
dc.date.accessioned 2024-04-26T11:53:29Z
dc.date.available 2024-04-26T11:53:29Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31318
dc.description SILVA, I. N. F. da. A abordagem das orações subordinadas substantivas e reduzidas em um livro didático de português: um olhar para as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O termo Análise Linguística, com fins didático-pedagógicos, surgiu na produção acadêmica ainda na década de 1980, para nomear uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos. Com isso, propostas para o ensino de língua, advindas desde os PCN (BRASIL, 1998), e atualmente na BNCC (BRASIL, 2018), passaram a considerar as práticas de usos e reflexão, o que também se espera do livro didático, um dos principais materiais de apoio do professor em sala de aula. Ante o exposto, o presente estudo parte das reflexões teóricas sobre a historicidade da linguagem, o trabalho linguístico e o ensino de gramática, realizadas por Franchi (1987, 2011) e da perspectiva teórico-metodológica da Análise Linguística, a partir dos pressupostos de Geraldi (2017), Bezerra e Reinaldo (2020), dentre outros, com o objetivo de analisar a abordagem das orações subordinadas substantivas e reduzidas no livro didático Se liga nas linguagens: português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2020). De forma mais específica, pretende-se, a partir de uma descrição da abordagem das atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas, no que diz respeito a essas orações, refletir sobre como as atividades epilinguísticas podem ser privilegiadas no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, o trabalho procedeu-se ao desenvolvimento de uma investigação qualitativo-interpretativista (OLIVEIRA, 2016). Assim, constatou-se que, apesar do livro em apreço considerar aspectos dos estudos linguísticos contemporâneos, ao se voltar às condições de produção do texto para um trabalho de interpretação e construção de sentidos, também apresenta em suas atividades o texto como pretexto para o estudo de identificação e classificação das orações subordinadas, privilegiando enunciados isolados do texto e perdendo de vista sua dimensão textual-discursiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Orações subordinadas substantivas e reduzidas pt_BR
dc.title A abordagem das orações subordinadas substantivas e reduzidas em um livro didático de português: um olhar para as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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