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A presente pesquisa apresenta uma análise feita em livros didáticos de Língua Portuguesa,
aprovados pelo PNLD, 1º edição, ano 2018. Diante de tal contexto, nesta investigação,
definiu-se como questão de pesquisa: como é abordada a variação linguística nos livros
didáticos de Língua Portuguesa da coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e
linguagem, destinados ao ensino fundamental II? Esta pesquisa tem como objetivo geral
analisar a abordagem dada à variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa da
coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, destinados ao ensino
fundamental II. E como objetivos específicos: 1) identificar os tipos de variação linguística
abordados nos referidos livros didáticos; 2) examinar o tratamento dado às atividades sobre
variação linguística propostas nos referidos livros didáticos; 3) refletir sobre a abordagem do
preconceito linguístico dada pelos referidos livros didáticos. Para isso, fundamenta-se
especialmente em estudos de autores como: Alckmin (2001), Antunes (2003), Bagno (2007,
2015), Bezerra (2020), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Fiorin (2013), Geraldi (2010),
Marcuschi (2020), Oliveira (2012), Rangel (2020), dentre outros. A partir da questão e dos
objetivos anunciados, realizou-se a investigação no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA
LOPES, 1996; RODRIGUES; CERUTTI-RIZZATTI, 2011), com mobilização de aspectos
teóricos da Sociolinguística. Metodologicamente, adotou-se, com base nos objetivos, a
pesquisa descritiva (GIL, 2002) e, com base nos procedimentos técnicos, a pesquisa
documental (CELLARD, 2012), com uma abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007). Além
disso, adotou-se a análise de conteúdo (MORAES, 1999) para a mensuração das categorias de
análise. Diante dos resultados da análise da coleção de livros didáticos, é possível reconhecer
uma constante presença da abordagem da variação linguística, com indicação de uma
diversidade de atividades, evidenciando os diferentes tipos de variedades linguísticas. Além
disso, em relação à abordagem do preconceito linguístico, verifica-se um trabalho realizado
de maneira precária, pois a coleção apresenta seções intituladas como preconceito linguístico,
mas o que realmente se trata durante as seções são compreensões equivocadas sobre o aspecto
destacado. Portanto, a presente pesquisa pode contribuir para uma compreensão sobre como é
tratada a variação linguística nos livros didáticos, pois além de se tornar uma fonte de estudos,
possibilita muitas indagações a serem feitas futuramente. |
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