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A abordagem da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção Se liga na língua

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dc.contributor.author Vieira, Josiele da Silva
dc.date.accessioned 2024-04-26T13:36:54Z
dc.date.available 2024-04-26T13:36:54Z
dc.date.issued 2023-06-29
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31331
dc.description VIEIRA, J. S. A abordagem da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção Se liga na língua. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa apresenta uma análise feita em livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo PNLD, 1º edição, ano 2018. Diante de tal contexto, nesta investigação, definiu-se como questão de pesquisa: como é abordada a variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, destinados ao ensino fundamental II? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a abordagem dada à variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, destinados ao ensino fundamental II. E como objetivos específicos: 1) identificar os tipos de variação linguística abordados nos referidos livros didáticos; 2) examinar o tratamento dado às atividades sobre variação linguística propostas nos referidos livros didáticos; 3) refletir sobre a abordagem do preconceito linguístico dada pelos referidos livros didáticos. Para isso, fundamenta-se especialmente em estudos de autores como: Alckmin (2001), Antunes (2003), Bagno (2007, 2015), Bezerra (2020), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Fiorin (2013), Geraldi (2010), Marcuschi (2020), Oliveira (2012), Rangel (2020), dentre outros. A partir da questão e dos objetivos anunciados, realizou-se a investigação no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996; RODRIGUES; CERUTTI-RIZZATTI, 2011), com mobilização de aspectos teóricos da Sociolinguística. Metodologicamente, adotou-se, com base nos objetivos, a pesquisa descritiva (GIL, 2002) e, com base nos procedimentos técnicos, a pesquisa documental (CELLARD, 2012), com uma abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007). Além disso, adotou-se a análise de conteúdo (MORAES, 1999) para a mensuração das categorias de análise. Diante dos resultados da análise da coleção de livros didáticos, é possível reconhecer uma constante presença da abordagem da variação linguística, com indicação de uma diversidade de atividades, evidenciando os diferentes tipos de variedades linguísticas. Além disso, em relação à abordagem do preconceito linguístico, verifica-se um trabalho realizado de maneira precária, pois a coleção apresenta seções intituladas como preconceito linguístico, mas o que realmente se trata durante as seções são compreensões equivocadas sobre o aspecto destacado. Portanto, a presente pesquisa pode contribuir para uma compreensão sobre como é tratada a variação linguística nos livros didáticos, pois além de se tornar uma fonte de estudos, possibilita muitas indagações a serem feitas futuramente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Roberto Barbosa Costa Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title A abordagem da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção Se liga na língua pt_BR
dc.type Other pt_BR


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