UEPB - Repositório Digital

Refletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Renaly Ferreira
dc.date.accessioned 2024-04-29T12:52:30Z
dc.date.available 2024-04-29T12:52:30Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31343
dc.description ROCHA, R. F. Refletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras português. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, de natureza descritiva e qualiquantitativa, propõe como objeto as vivências no Estágio Supervisionado de Língua(gens) no Ensino Fundamental II dos alunos do curso de Letras Português, no campus I, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, tendo em vista as dificuldades, adversidades e os impactos do primeiro estágio. Este trabalho buscou investigar de que forma e em que níveis a proposta curricular deste componente influenciou a regência dos alunos-estagiários nas escolas, bem como as estratégias utilizadas pelos docentes em formação para desenvolver as atividades exigidas no estágio, a partir da união entre a teoria e a prática. Para isso, ancoramo-nos nos autores Tardif (2012), Paiva (2009), Pimenta e Lima (2010), Scalabrin e Molinari (2013), que descrevem a importância, função e impactos dos estágios na formação inicial. Além de Zeichner (1993) e Carvalho et al. (2003), que defendem a importância da prática reflexiva, bem como a necessidade dessa prática ser alinhada à teoria. Os dados obtidos, por meio da aplicação de um questionário online, apontaram que os fatores que impactaram negativamente a atividade do Estágio estão muito mais ligadas à logística externa à UEPB, tais como: dificuldades gerais de acesso às escolas, conflitos de calendário, dentre outras questões correlatas, dentre as quais destacamos a natural insegurança presente nessa primeira atuação do estudante como professor. Todavia, graças ao apoio do docente orientador e de seu trabalho, os entraves no Estágio Supervisionado foram sendo aos poucos diminuídos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador. Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.title Refletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta