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A presente pesquisa, de natureza descritiva e qualiquantitativa, propõe como objeto as
vivências no Estágio Supervisionado de Língua(gens) no Ensino Fundamental II dos alunos
do curso de Letras Português, no campus I, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB,
tendo em vista as dificuldades, adversidades e os impactos do primeiro estágio. Este trabalho
buscou investigar de que forma e em que níveis a proposta curricular deste componente
influenciou a regência dos alunos-estagiários nas escolas, bem como as estratégias utilizadas
pelos docentes em formação para desenvolver as atividades exigidas no estágio, a partir da
união entre a teoria e a prática. Para isso, ancoramo-nos nos autores Tardif (2012), Paiva
(2009), Pimenta e Lima (2010), Scalabrin e Molinari (2013), que descrevem a importância,
função e impactos dos estágios na formação inicial. Além de Zeichner (1993) e Carvalho et
al. (2003), que defendem a importância da prática reflexiva, bem como a necessidade dessa
prática ser alinhada à teoria. Os dados obtidos, por meio da aplicação de um questionário
online, apontaram que os fatores que impactaram negativamente a atividade do Estágio estão
muito mais ligadas à logística externa à UEPB, tais como: dificuldades gerais de acesso às
escolas, conflitos de calendário, dentre outras questões correlatas, dentre as quais destacamos
a natural insegurança presente nessa primeira atuação do estudante como professor. Todavia,
graças ao apoio do docente orientador e de seu trabalho, os entraves no Estágio
Supervisionado foram sendo aos poucos diminuídos. |
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