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O presente trabalho tem como objetivo geral investigar, por meio da análise do portfólio
elaborado por uma professora de inglês em formação inicial, as implicações do Estágio
Supervisionado (ES) remoto na sua formação. De forma específica, objetivamos: i) identificar
no portfólio os principais temas abordados pela professora sobre a sua vivência no ES remoto;
ii) descrever os desafios enfrentados pela professora com relação à formação na modalidade
remota; e iii) verificar as eventuais contribuições do ES remoto na sua formação. Como
suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o papel da formação docente
inicial (BARROS; SILVA; VÁSQUEZ, 2011; CUNHA et al, 2016; FREIRE, 1996), em
seguida, discorremos sobre a importância do ES na formação docente (PIMENTA; LIMA,
2006; BUENO, 2007), sobre o ensino remoto que surgiu devido à pandemia da COVID-19
(MOREIRA; SCHLEMMER, 2020; SOUZA; FERREIRA, 2020) e, por fim, apontamos o
portfólio como dispositivo eficaz na avaliação do professor em formação inicial
(ALVARENGA; ARAÚJO, 2006; SÁ-CHAVES, 2007). No que diz respeito aos aspectos
metodológicos, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa
e documental tendo em vista que foi utilizado como fonte de geração de dados um portfólio
produzido no componente curricular de ES em contexto de ensino remoto. Após a análise do
corpus composto por fragmentos do portfólio, constatamos que apesar dos desafios
encontrados, o ES conseguiu cumprir com o seu propósito de propiciar experiências
significativas de desenvolvimento profissional à professora em formação inicial. |
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