UEPB - Repositório Digital

Desafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Roziane de Andrade
dc.date.accessioned 2024-04-30T11:17:38Z
dc.date.available 2024-04-30T11:17:38Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31348
dc.description SILVA, M. R. A. Desafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionado. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral investigar, por meio da análise do portfólio elaborado por uma professora de inglês em formação inicial, as implicações do Estágio Supervisionado (ES) remoto na sua formação. De forma específica, objetivamos: i) identificar no portfólio os principais temas abordados pela professora sobre a sua vivência no ES remoto; ii) descrever os desafios enfrentados pela professora com relação à formação na modalidade remota; e iii) verificar as eventuais contribuições do ES remoto na sua formação. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o papel da formação docente inicial (BARROS; SILVA; VÁSQUEZ, 2011; CUNHA et al, 2016; FREIRE, 1996), em seguida, discorremos sobre a importância do ES na formação docente (PIMENTA; LIMA, 2006; BUENO, 2007), sobre o ensino remoto que surgiu devido à pandemia da COVID-19 (MOREIRA; SCHLEMMER, 2020; SOUZA; FERREIRA, 2020) e, por fim, apontamos o portfólio como dispositivo eficaz na avaliação do professor em formação inicial (ALVARENGA; ARAÚJO, 2006; SÁ-CHAVES, 2007). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa e documental tendo em vista que foi utilizado como fonte de geração de dados um portfólio produzido no componente curricular de ES em contexto de ensino remoto. Após a análise do corpus composto por fragmentos do portfólio, constatamos que apesar dos desafios encontrados, o ES conseguiu cumprir com o seu propósito de propiciar experiências significativas de desenvolvimento profissional à professora em formação inicial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Desafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta