dc.contributor.author |
Ferreira, Kayo César Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-30T11:37:16Z |
|
dc.date.available |
2024-04-30T11:37:16Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 460 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31351 |
|
dc.description |
FERREIRA, K. C. S. Utilização do instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola no ambiente corporativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo, sendo a quarta língua em uma contagem global de falantes. Nos últimos anos, o Instagram tornou-se uma das plataformas mais populares, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo tendo o seu uso como ferramenta educacional também crescido significativamente, especialmente no aprendizado de idiomas. Como as gerações atuais estão completamente inseridas no contexto digital novas formas de interação da sociedade e dos indivíduos e assim observa-se cada vez mais o uso de tecnologias para se aprender, tendo assim uma necessidade de se buscar os melhores recursos para tornar tal ação efetiva, levando também em conta fatores como a flexibilidade do tempo e do espaço. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a utilização do Instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola. Especificamente tem-se como objetivos: verificar os meios em que ocorre a aprendizagem na rede social Instagram; entender quais são os conteúdos mais relevantes para os alunos e compreender como as interações na rede social Instagram contribuem na aprendizagem da língua espanhola no contexto corporativo. A pesquisa é classificada quanto aos objetivos como descritiva, pelo delineamento como um estudo de caso, com técnica de análise de dados qualitativa. Teve como procedimento a utilização de um questionário com perguntas abertas com base nos modelos de Flores (2012) e Junior (2017) estruturado na ferramenta Google Forms e enviado dois gerentes de operações de uma empresa de contact center situada na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Os pesquisados responderam quinze perguntas dentro dos seguintes blocos: (1) O valor atual do espanhol; (2) O contato com o espanhol; (3) O Instagram como componente didático e extradidático. Pelas respostas dadas, concluiu-se que Instagram com os recursos stories e os reels são de grande importância, junto a outros recursos como filmes, séries e músicas, para o aprendizado de recursos de comunicação e compreensão oral, como a de pronúncias e a de falas cotidianas para que possam ser utilizadas no ambiente corporativo para que os pesquisados possam interagir com os clientes externos falantes do espanhol. Além disso, tais recursos serão importantes e de fácil acesso para que os gerentes possam desenvolver a aprendizagem contínua da língua espanhola. Em conclusão, o Instagram pode fornecer um ambiente autêntico, motivador e divertido para o aprendizado da língua e ajudar a melhorar a compreensão auditiva e a comunicação oral ao trazer um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento de pronuncias e falas cotidianas para serem utilizadas com os falantes da língua espanhola inseridos em ambiente corporativo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Alessandro Giordano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol corporativo |
pt_BR |
dc.subject |
Instagram |
pt_BR |
dc.title |
Utilização do instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola no ambiente corporativo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |