UEPB - Repositório Digital

Utilização do instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola no ambiente corporativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Kayo César Silveira
dc.date.accessioned 2024-04-30T11:37:16Z
dc.date.available 2024-04-30T11:37:16Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 460
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31351
dc.description FERREIRA, K. C. S. Utilização do instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola no ambiente corporativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O Espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo, sendo a quarta língua em uma contagem global de falantes. Nos últimos anos, o Instagram tornou-se uma das plataformas mais populares, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo tendo o seu uso como ferramenta educacional também crescido significativamente, especialmente no aprendizado de idiomas. Como as gerações atuais estão completamente inseridas no contexto digital novas formas de interação da sociedade e dos indivíduos e assim observa-se cada vez mais o uso de tecnologias para se aprender, tendo assim uma necessidade de se buscar os melhores recursos para tornar tal ação efetiva, levando também em conta fatores como a flexibilidade do tempo e do espaço. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a utilização do Instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola. Especificamente tem-se como objetivos: verificar os meios em que ocorre a aprendizagem na rede social Instagram; entender quais são os conteúdos mais relevantes para os alunos e compreender como as interações na rede social Instagram contribuem na aprendizagem da língua espanhola no contexto corporativo. A pesquisa é classificada quanto aos objetivos como descritiva, pelo delineamento como um estudo de caso, com técnica de análise de dados qualitativa. Teve como procedimento a utilização de um questionário com perguntas abertas com base nos modelos de Flores (2012) e Junior (2017) estruturado na ferramenta Google Forms e enviado dois gerentes de operações de uma empresa de contact center situada na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Os pesquisados responderam quinze perguntas dentro dos seguintes blocos: (1) O valor atual do espanhol; (2) O contato com o espanhol; (3) O Instagram como componente didático e extradidático. Pelas respostas dadas, concluiu-se que Instagram com os recursos stories e os reels são de grande importância, junto a outros recursos como filmes, séries e músicas, para o aprendizado de recursos de comunicação e compreensão oral, como a de pronúncias e a de falas cotidianas para que possam ser utilizadas no ambiente corporativo para que os pesquisados possam interagir com os clientes externos falantes do espanhol. Além disso, tais recursos serão importantes e de fácil acesso para que os gerentes possam desenvolver a aprendizagem contínua da língua espanhola. Em conclusão, o Instagram pode fornecer um ambiente autêntico, motivador e divertido para o aprendizado da língua e ajudar a melhorar a compreensão auditiva e a comunicação oral ao trazer um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento de pronuncias e falas cotidianas para serem utilizadas com os falantes da língua espanhola inseridos em ambiente corporativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Alessandro Giordano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ferramentas de aprendizagem pt_BR
dc.subject Espanhol corporativo pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.title Utilização do instagram como plataforma de aprendizagem da língua espanhola no ambiente corporativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta