UEPB - Repositório Digital

O uso das novas tecnologias digitais: um recurso mediador a serviço da sala de aula de linguagens do EF II e do EM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Micaelly Raynara Sinezio
dc.date.accessioned 2024-05-09T11:11:46Z
dc.date.available 2024-05-09T11:11:46Z
dc.date.issued 2023-06-29
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31371
dc.description SOUZA, M. R. S. O uso das novas tecnologias digitais: um recurso mediador a serviço da sala de aula de linguagens do EF II e do EM. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa visa investigar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, doravante TDIC’s, na sala de aula de Linguagens, na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, aplicaram-se questionários em escolas da rede pública nas cidades de Esperança, Areial e Campina Grande, todas na Paraíba, com docentes de Língua Portuguesa e seus respectivos discentes para se realizar uma análise comparativa acerca da temática das TDIC’s no ensino de linguagens. Ademais, este trabalho, na modalidade de estudo de caso, bem como também de caráter qualiquantitativo, bibliográfico e documental, objetiva: i) Analisar quais os empecilhos que, na opinião dos docentes, dificultam o ensino amparado nas tecnologias, tendo em vista de que maneira estas impactam no processo de aprendizagem; ii) Propor a utilização de ferramentas digitais (Chat GPT e o Padlet) na sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, a partir de uma sequência didática para uma turma de 9º ano do ensino fundamental da esfera pública. Para tratar das questões de conceituação propõe-se um percurso teórico amparado em Kenski (1998; 2003), Costa, Duqueviz e Pedroza (2015) e Souza (2021) para tratar das TDIC’s; nas teorias de Brito e Sampaio (2013), Silva (2013) e Santaella (2008; 2014) que trazem a questão dos Gêneros Digitais e da hipermídia; apoiamos-nos, ainda, em Soares (2002) e Freitas (2010) para tratar de Letramento/ Letramento Digital; na BNCC (2018) e o que esta propõe quanto às tecnologias e sua utilização no ensino de Linguagens; em Silva e Duarte (2018) e em Leite e Ribeiro (2012) para tratar da inserção das TDIC’s no meio escolar; e, por fim, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a construção da estrutura da sequência didática. Portanto, consideramos que este trabalho tem por finalidade apontar e revelar os cenários onde o ensino de linguagens se situa numa cultura digital. Para tanto, apresentamos resultados, a partir dos questionários aplicados, que apontam que, tanto os docentes quanto os discentes são usuários das novas tecnologias, no entanto os professores afirmaram que precisaram de ajuda nesse quesito. Nesta pesquisa, recomenda-se também, através de uma sequência didática, o uso de ferramentas tecnológicas digitais numa aula de língua portuguesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject TDIC’s pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Hipermídia pt_BR
dc.subject Linguagens pt_BR
dc.title O uso das novas tecnologias digitais: um recurso mediador a serviço da sala de aula de linguagens do EF II e do EM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta