Resumo:
O presente trabalho possui o objetivo de analisar artigos que utilizaram o Tema
Plásticos para ensinar o assunto de Polímeros na educação básica, numa perspectiva
da Sustentabilidade. Nesse estudo bibliográfico, a Revista Química Nova na Escola
(QNEsc) foi o lócus de pesquisa. Neste periódico foram selecionados todos aqueles
que possuíam relação com o tema através da busca no site pelas palavras-chaves
“polímeros”, “plásticos” e “sustentabilidade” entre os anos de 2017 e 2022. A análise
completa dos artigos proporcionou uma compreensão mais detalhada acerca das
metodologias ativas - com destaque nas híbrida, sala de aula invertida (associada ao
júri simulado) e a ABP (aprendizagem baseada em problemas), associada ao tema
gerador - utilizadas pelos autores, revelando que o uso de recursos didáticos
inovadores associado às abordagens CTSA em sala de aula facilita a compreensão
dos estudantes. Por consequência, nas aulas nas quais os alunos eram protagonistas
e foram instigados a desenvolver suas competências e habilidades de avaliação,
julgamento e responsabilidade, constatou-se melhores resultados no quesito
compreensão do assunto a partir das metodologias apresentadas. Nesse contexto, é
possível considerar que os artigos em análise são um bom referencial para aportar
pesquisas dessa linha de estudo. Em última análise, consideramos que os estudos
favoreceram o processo de construção do conhecimento dos participantes envolvidos
nas pesquisas analisadas.
Descrição:
FERNANDES, Fernanda Suzane Barbosa. Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.