UEPB - Repositório Digital

Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Fernanda Suzane Barbosa
dc.date.accessioned 2024-05-09T11:48:53Z
dc.date.available 2024-05-09T11:48:53Z
dc.date.issued 2024-03-26
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31376
dc.description FERNANDES, Fernanda Suzane Barbosa. Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho possui o objetivo de analisar artigos que utilizaram o Tema Plásticos para ensinar o assunto de Polímeros na educação básica, numa perspectiva da Sustentabilidade. Nesse estudo bibliográfico, a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) foi o lócus de pesquisa. Neste periódico foram selecionados todos aqueles que possuíam relação com o tema através da busca no site pelas palavras-chaves “polímeros”, “plásticos” e “sustentabilidade” entre os anos de 2017 e 2022. A análise completa dos artigos proporcionou uma compreensão mais detalhada acerca das metodologias ativas - com destaque nas híbrida, sala de aula invertida (associada ao júri simulado) e a ABP (aprendizagem baseada em problemas), associada ao tema gerador - utilizadas pelos autores, revelando que o uso de recursos didáticos inovadores associado às abordagens CTSA em sala de aula facilita a compreensão dos estudantes. Por consequência, nas aulas nas quais os alunos eram protagonistas e foram instigados a desenvolver suas competências e habilidades de avaliação, julgamento e responsabilidade, constatou-se melhores resultados no quesito compreensão do assunto a partir das metodologias apresentadas. Nesse contexto, é possível considerar que os artigos em análise são um bom referencial para aportar pesquisas dessa linha de estudo. Em última análise, consideramos que os estudos favoreceram o processo de construção do conhecimento dos participantes envolvidos nas pesquisas analisadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Plásticos pt_BR
dc.subject Polímeros pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta