dc.contributor.author |
Silva, Priscilla Mendes da |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-09T12:25:10Z |
|
dc.date.available |
2024-05-09T12:25:10Z |
|
dc.date.issued |
2023-07-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31383 |
|
dc.description |
SILVA, P. M. Implicações da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo abrange algumas considerações acerca do impacto da pandemia do
Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Durante o
período pandêmico, foram diversas as implicações do distanciamento social em muitos
aspectos. O objetivo principal é analisar as implicações do período pandêmico da covid-19
nos processos de aprendizagem em artigos publicados nos anos de 2021 a 2023. Desse modo,
foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, no Portal de Periódicos da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Primeiramente, em
diálogo com os autores Moran (2007), Vygotsky (2007), Bonilla; Olivera (2011), Saraiva;
Travessini; Lockmann (2020), Behar (2020), Couto; Couto; Cruz (2020), Santos (2021), Dias
(2021) entre outros, apresentando uma compreensão ampla das questões que envolvem os
impactos da pandemia da covid-19 nos vários setores e na educação, os vários decretos que
impactaram na educação, a diferença entre o ensino remoto emergencial e o EaD e o processo
de aprendizagem nesse período. Os principais resultados indicam que as implicações da
pandemia no processo de aprendizagem incluíram a perda de qualidade, a descontinuidade do
aprendizado, desigualdades no acesso à educação e a precarização do ensino. Portanto, foi
possível concluir que a pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo nos processos de
aprendizagem e impôs uma série de desafios aos pedagogos das instituições de ensino. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Implicações do distanciamento social |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Implicações da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |