UEPB - Repositório Digital

Implicações da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Priscilla Mendes da
dc.date.accessioned 2024-05-09T12:25:10Z
dc.date.available 2024-05-09T12:25:10Z
dc.date.issued 2023-07-07
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31383
dc.description SILVA, P. M. Implicações da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo abrange algumas considerações acerca do impacto da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Durante o período pandêmico, foram diversas as implicações do distanciamento social em muitos aspectos. O objetivo principal é analisar as implicações do período pandêmico da covid-19 nos processos de aprendizagem em artigos publicados nos anos de 2021 a 2023. Desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Primeiramente, em diálogo com os autores Moran (2007), Vygotsky (2007), Bonilla; Olivera (2011), Saraiva; Travessini; Lockmann (2020), Behar (2020), Couto; Couto; Cruz (2020), Santos (2021), Dias (2021) entre outros, apresentando uma compreensão ampla das questões que envolvem os impactos da pandemia da covid-19 nos vários setores e na educação, os vários decretos que impactaram na educação, a diferença entre o ensino remoto emergencial e o EaD e o processo de aprendizagem nesse período. Os principais resultados indicam que as implicações da pandemia no processo de aprendizagem incluíram a perda de qualidade, a descontinuidade do aprendizado, desigualdades no acesso à educação e a precarização do ensino. Portanto, foi possível concluir que a pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo nos processos de aprendizagem e impôs uma série de desafios aos pedagogos das instituições de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Implicações do distanciamento social pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Implicações da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta