UEPB - Repositório Digital

Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pires, Anne Carolline Patrício
dc.date.accessioned 2024-05-09T12:48:53Z
dc.date.available 2024-05-09T12:48:53Z
dc.date.issued 2024-02-19
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31394
dc.description PIRES, Anne Carolline Patrício. Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O referido trabalho tem como principal objetivo conhecer a percepção de docentes das áreas de Matemática e suas tecnologias sobre Metodologias Ativas e seus usos no ensino remoto. Metodologias ativas (MA) são formas de abordagens de ensino que tem como objetivo envolver os estudantes no processo de aprendizagem, diferentemente do ensino tradicional, que tem como fonte principal as informações passadas pelo professor. Para a realização desta pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa onde, a partir das respostas de docentes disponibilizadas no Google Forms buscamos: i) identificar se os docentes sabem o que são MA e se fizeram uso das MA durante o ensino remoto; ii) observar se os docentes indicam ser conhecedores do significado de estratégias, ferramentas, métodos, metodologias e abordagens de ensino; iii) conhecer as principais dificuldades/desafios enfrentados pelos docentes que fizeram uso das MA no ensino remoto; iv) saber se os docentes continuam aplicando MA no ensino presencial e o porquê. Identificamos que apesar da maioria dos docentes indicarem o uso de meios ativos durante o ensino remoto, poucos exibem maior grau de conhecimento a respeito das MA. A maioria demonstrou certa confusão ao relatar sobre seus usos contudo, gostariam de conhecer mais sobre as MA para poderem levá - las às salas de aula de forma presencial, um indicativo de que formações continuadas sobre a temática seriam pertinentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ms. Janaína Guedes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Percepção docente pt_BR
dc.subject Aulas remotas pt_BR
dc.title Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta