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O presente trabalho objetiva analisar a literatura como um recurso metodológico para a Educação sob a ótica fenomenológica de Edith Stein. Sendo a pesquisa de natureza exploratória e bibliográfica se busca entender o processo de conhecimento no que abarca a literatura como uma arte da linguagem. Um fenômeno, sendo uma ‘coisa’ não é, essencialmente, visto, apenas, no mundo exterior, há subjetividade. Ciente que a fenomenologia de Edith Stein busca conceber o entendimento das essências, retornando às "Coisas mesmas”, para obter o conhecimento, fazendo assim a correlação entre objeto-sujeito a partir de suas vivências e realidade. Tendo como principal aporte teórico as obras de Edith Stein (1891-1942); e referências como: Ilana Waingort Novinsky e Magna Celi Mendes da Rocha. Portanto, unir a literatura à prática docente, institui biograficamente uma ruptura com o próprio tempo, ao possibilitar a transitoriedade em temporalidade, na literatura é propiciado o conhecimento das mais variadas esferas humanas e, ao conhecer o outro e os fenômenos que o moldaram, será possível conhecer a si, como sujeito em sociedade. |
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