Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar a linguagem cinematográfica manifesta no livro de contos Gótico Nordestino (2022), escrito pelo autor Cristhiano Aguiar. Durante a pesquisa foi possível identificar elementos representativos da gramática fílmica expressos nos contos “A Mulher dos Pés Molhados”, “Vampiro” e “A Noiva”. Tais recursos corroboram com os efeitos visuais de sentido e de representação cênica da linguagem cinemática, os quais se mostram retratados na literariedade semiótica da obra e que serão indicados na análise com destaque em itálico, sendo estes: planos, enquadramentos, colorações, movimentos de câmera e travellings e montagem. A metodologia de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo dedicou-se a avaliar os aspectos simbólicos e significativos que enquadram a linguagem da sétima arte evidenciada na obra, através do apoio teórico de AUMONT (2003), JULLIER (2007), LOTMAN (1978), MARTIN (2005) e XAVIER (2005). Assim, revelou-se nos contos analisados uma presença diversa de recursos característicos da linguagem fílmica, visto que na construção literária dos contos há similaridades de gênero e estilo, enquadrados em uma escrita de horror composta por figuras sobrenaturais, rememoradas na ambientação fantástica e cênica análoga às obras cinematográficas.
Descrição:
LIMA, K. Y. R. A linguagem cinematográfica no Gótico Nordestino, de Cristhiano Aguiar. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.