Resumo:
Esse trabalho é de caráter descritivo e bibliográfico, tem como objetivo apresentar
uma perspectiva acerca do uso das TICs como ferramentas facilitadoras no
ensino/aprendizagem de E/LE, tendo em vista o relato de participação da autora na
Residência Pedagógica (RP) programa financiado pela CAPES- Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, subprojeto de Letras Espanhol do
curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB) Campos I, realizado no período da pandemia de COVID-19, onde toda a
vivencia foi realizada de maneira remota. Utilizaremos os autores Alexopoulou (2012),
Guimarães (2011) e Soares (2017) como os principais teóricos em nossa pesquisa.
Em seguida apresentaremos a importância do ensino de espanhol para brasileiros, e
suas peculiaridades no ensino virtual. Pretendemos destacar os pontos positivos e
negativos vivenciados nessa realidade de ensino, como acessibilidade dos alunos a
internet, a aparelhos tecnológicos, a adaptação a esta nova realidade de ensino, entre
outros. A OMS já decretou como encerrada a pandemia de COVID-19, porém a
inserção das tecnologias educativas segue a sociedade, e nossa proposta é uma
possível continuação do uso das aulas virtuais em tempos pós-pandêmicos, assim
como a continuidade do uso das TICs em aulas virtuais ou como ferramentas lúdicas
que iram facilitar o ensino/aprendizagem de E/LE.
Descrição:
ALVES, M. R. S. Las TICs como herramientas facilitadoras de E/LE: una perspectiva post pandemica. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.