Resumo:
Este trabalho teve como objetivo conhecer e analisar as possíveis lacunas
ocasionadas no desenvolvimento infantil ocorrida através do ensino remoto durante
a pandemia do Covid-19. Como percurso metodológico foi realizado um levantamento
bibliográfico baseado em teóricos, tais como: Kuhlmann Júnior (2011); Palangana
(2015); Miranda et al. (2021), dentre outros, que corroboraram com a proposta
apresentada. Foi abordado sobre o contexto da creche e sua função socioeducativa,
bem como da importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança e
os impactos do ensino remoto emergencial, além da realização de um estudo de caso
em cinco creches municipais na cidade de Alagoa Grande-PB. Para isso, foi realizada
a aplicação de um questionário composto por nove questões sobre a percepção das
professoras da Rede Municipal atuantes na Educação Infantil a respeito dos encontros
pedagógicos no período do ensino remoto e como foi o processo de ensino e
aprendizagem das crianças. O levantamento realizado com o estudo de caso serviu
de base para a reflexão sobre o ambiente escolar analisado e das argumentações das
profissionais envolvidas na pesquisa. Identificou-se várias lacunas residuais do ensino
remoto no desenvolvimento infantil, como a socialização das crianças pós pandemia,
a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo das mesmas.
Descrição:
SILVA, A. C. A. A creche pós período pandêmico: um estudo de caso nas creches de Alagoa Grande - PB (2020 - 2022). 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.