UEPB - Repositório Digital

Ludicidade como ferramenta de inclusão escolar no contexto do autismo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Maisa Pereira de
dc.date.accessioned 2024-05-13T13:36:15Z
dc.date.available 2024-05-13T13:36:15Z
dc.date.issued 2023-07-06
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31424
dc.description SOUSA, M. P. de. Ludicidade como ferramenta de inclusão escolar no contexto do autismo. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar é um tema de extrema importância na atualidade. Nessa perspectiva, o objetivo do presente artigo é apresentar a ludicidade enquanto princípio e estratégia de inclusão de autistas com base em uma revisão bibliográfica. Assim, foram analisados artigos publicados nos anos de 2020 a 2022 no Portal Periódicos CAPES. O TEA foi abordado do ponto de vista de sua construção sócio-histórica, destacando as contribuições do modelo social da deficiência e do paradigma da neurodiversidade no reconhecimento das potencialidades do autismo, com base em autores como Wuo e Brito (2023) e Ortega (2009). A inclusão e a ludicidade foram considerados a partir das contribuições de Sassaki (2014), Huizinga (1993), Luksesi (2019) e Kishimoto (2011). Os principais resultados destacaram a relevância cientifica sobre investigar o comportamento de brincar em crianças com TEA, todavia, explicam que o conceito de brincar ainda é bastante amplo, o que dificulta as pesquisas. Além disso, o lúdico foi considerado um recurso valioso que potencializa a aprendizagem significativa. Através de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, os estudantes podem assimilar conhecimentos de forma mais prazerosa e envolvente, favorecendo a construção do pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração em grupo. Além disso, o lúdico desempenha um papel importante no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. Assim, conclui-se que a ludicidade deve ser considerado um princípio norteador da inclusão escolar de sujeitos autistas, numa perspectiva de reconhecimento da neurodiversidade e que possamos buscar novas abordagens e estratégias pedagógicas que valorizem a dimensões sensível, afetiva e lúdica no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Neurodiversidade pt_BR
dc.title Ludicidade como ferramenta de inclusão escolar no contexto do autismo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta