dc.description.abstract |
Este trabalho visa analisar o processo de ensino - aprendizagem das crianças com
Transtorno do Espectro Autista - TEA, nas salas de Atendimento Educacional
Especializado - AEE. Desta forma, propõe-se a saber como o processo de
aprendizagem funciona, além de dialogar acerca do que é o autismo, os níveis que
podem ser apresentados pelos indivíduos, quais as particularidades de cada um e
como isso influencia no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com um
caráter descritivo qualitativo, utilizando-se de documentos oficiais, artigos, livros e
monografias, a fim de entender e comentar sobre o fenômeno de forma clara e
objetiva, com o foco voltado para os anos iniciais nas salas de AEE. Perseguiu-se
compreender como se dá o ensino - aprendizagem por meio dos recursos
pedagógicos e psicopedagógicos, que trazem a ludicidade para o ensino, pois as
crianças com autismo têm um aprendizado mais complexo, necessitando de uma
atenção maior e ferramentas que auxiliem nesse processo. Também pode-se observar
os métodos que são utilizados pelos/as professores/as que estão à frente da educação
especial, Por fim, abordou-se acerca da inclusão dentro da sala de ensino regular,
dentre alguns outros conceitos que fazem ou podem fazer parte da realidade
educacional e social da pessoa com transtorno do espectro autista. Ficou evidenciado
que é unanimidade, a relevância das Salas de Atendimento Educacional
Especializado (AEE) para as pessoas com Transtornos de Espectro Autista (TEA),
especialmente para as crianças, famílias e educadores, uma vez que, muito pode ser
realizado em benefício dessa população, e consequentemente, para o bem da
sociedade em geral. |
pt_BR |