Resumo:
Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do uso dos jogos pedagógicos como instrumentos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a qual é de suma importância para a revisão dos conceitos, na mesma foi utilizado os estudos de teóricos como: Murcia (2005), Antunes (2014), Kishimoto (2021), dentre outros. O estudo também teve uma abordagem qualitativa para o desenvolvimento do tema proposto. Foi realizado um estudo de caso com aplicação de um questionário online, composto por doze questões direcionado às professoras do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano dos municípios da Paraíba, Campina Grande e Puxinanã. As perguntas do questionário foram divididas entre questões fechadas, relacionadas ao professor e as questões abertas referentes aos jogos e ao seu uso em sala de aula. Através da análise dos dados coletados, foi verificado que as professoras reconhecem a importância da utilização dos jogos pedagógicos em sala de aula, fazendo uso do mesmo, contribuindo assim no processo de ensino e aprendizagem, e deixando as aulas mais leves e atrativas.
Descrição:
GOMES, E. A. Jogos pedagógicos como instrumentos facilitadores da aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.