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Sequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiro

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dc.contributor.author Albuquerque, Maria Helena Mendes de
dc.date.accessioned 2024-05-13T14:14:46Z
dc.date.available 2024-05-13T14:14:46Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.issn CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31430
dc.description ALBUQUERQUE, M. H. M. de. Sequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiro. 2023. 50 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da cultura afro-brasileira nas escolas é algo desafiador, mesmo depois da criação da lei 10.639/03. Há vinte anos, que se busca tornar esse ensino obrigatório em nossas instituições de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência das sequências didáticas na implementação do ensino Afro-brasileiro nos anos iniciais do Ensino Fundamental do programa “Educação pela Cultura”. E como objetivos específicos: analisar as sequências didáticas do programa “Educação pela Cultura” se atendem a lei 10.639/03, entender a importância da formação inicial e continuada para professores sobre a temática em questão, identificar o ensino multidisciplinar baseado na lei 10.639/03 e avaliar as sequências didáticas do programa “Educação pela Cultura” Como aparato teórico- metodológico, tomamos por base documentos do programa Educação Pela Cultura, no qual encontramos algumas sequências didáticas para a realização das análises. Sobre a importância e outras informações preciosas acerca das sequências didáticas, Zabala (1998), Oliveira (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) foram autores fundamentais para a desenvolvimento dessa pesquisa, além dos documentos oficiais (leis e diretrizes). Gil (2002), Bauer (2013) e Bardin (2016) foram selecionados para o percurso metodológico. Santos (2005) e Paula e Guimarães (2014) também foram fundamentais para o desenvolvimento teórico dessa pesquisa. No processo metodológico, a pesquisa carrega uma abordagem apoiada no viés qualitativo, quantitativo, descritivo e categórico. Os resultados da pesquisa nos trazem a reflexão acerca da importância da formação docente inicial e continuada para a implantação da lei 10.639/03, trazendo a interdisciplinaridade presente nas sequências didáticas como um documento facilitador para aplicação do ensino da cultura africana e afro-brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Formação docente inicial pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title Sequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


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