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Vivência das crianças com as contações de história no estágio supervisionado de educação infantil

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dc.contributor.author Silva, Clara Izabeli Farias da
dc.date.accessioned 2024-05-14T10:34:09Z
dc.date.available 2024-05-14T10:34:09Z
dc.date.issued 2023-07-07
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31436
dc.description SILVA, C. I. F. da. Vivência das crianças com as contações de história no estágio supervisionado de educação infantil. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Contação de Histórias desempenha um papel de grande importância na abordagem pedagógica dos professores que atuam na educação infantil. Diante dessa afirmativa, o presente artigo objetivou descrever, através de um relato de experiência, a vivência das crianças com as Contações de Histórias no Estágio Supervisionado de Educação Infantil. Para tanto, em diálogo com Coelho (1999); Cavalcanti (2009) e Cademartori (2009), Freire (1989), dentre outros, e através de um relato de experiência, a vivência das crianças com as Contações de Histórias no Estágio Supervisionado de Educação Infantil, na turma do Maternal-II, de uma creche da Rede Municipal na cidade de Campina Grande – PB foi apresentado. A metodologia utilizada parte de um Relato de Experiência, com caráter qualitativo, a partir da vivência com as crianças no Estágio Supervisionado de Educação Infantil, em que a pesquisadora adotou a postura de observadora participante. Os principais resultados indicam que ao desenvolver uma aula por meio da Contação de Histórias foi possível interagir de forma prazerosa com as crianças na sala de aula. As atividades de contação ajudam a desenvolver o gosto e o interesse pela leitura nas crianças. Outro fator importante é a utilização de variados recursos durante o momento que se conta história, pois através desses recursos a criança passará a ter uma maior interação em sala de aula, atenção, concentração, compreensão, fazendo com que se desenvolvam novas aprendizagens e troca de conhecimentos entre os pares. Por fim, verificou-se que a Contação de Histórias na Educação Infantil, foi uma experiência para as crianças e para a professora em formação de aprendizado e de desenvolvimento, pois sabemos que o estímulo à leitura no contexto da Educação Infantil tem um papel fundamental quando relacionado à formação de um ser humano crítico e criativo na sociedade. conclui-se que a Contação de Histórias tem um papel fundamental para a formação de um leitor crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Vivência das crianças com as contações de história no estágio supervisionado de educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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