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A Contação de Histórias desempenha um papel de grande importância na abordagem
pedagógica dos professores que atuam na educação infantil. Diante dessa afirmativa,
o presente artigo objetivou descrever, através de um relato de experiência, a vivência
das crianças com as Contações de Histórias no Estágio Supervisionado de Educação
Infantil. Para tanto, em diálogo com Coelho (1999); Cavalcanti (2009) e Cademartori
(2009), Freire (1989), dentre outros, e através de um relato de experiência, a vivência
das crianças com as Contações de Histórias no Estágio Supervisionado de Educação
Infantil, na turma do Maternal-II, de uma creche da Rede Municipal na cidade de
Campina Grande – PB foi apresentado. A metodologia utilizada parte de um Relato
de Experiência, com caráter qualitativo, a partir da vivência com as crianças no Estágio
Supervisionado de Educação Infantil, em que a pesquisadora adotou a postura de
observadora participante. Os principais resultados indicam que ao desenvolver uma
aula por meio da Contação de Histórias foi possível interagir de forma prazerosa com
as crianças na sala de aula. As atividades de contação ajudam a desenvolver o gosto
e o interesse pela leitura nas crianças. Outro fator importante é a utilização de variados
recursos durante o momento que se conta história, pois através desses recursos a
criança passará a ter uma maior interação em sala de aula, atenção, concentração,
compreensão, fazendo com que se desenvolvam novas aprendizagens e troca de
conhecimentos entre os pares. Por fim, verificou-se que a Contação de Histórias na
Educação Infantil, foi uma experiência para as crianças e para a professora em
formação de aprendizado e de desenvolvimento, pois sabemos que o estímulo à
leitura no contexto da Educação Infantil tem um papel fundamental quando
relacionado à formação de um ser humano crítico e criativo na sociedade. conclui-se
que a Contação de Histórias tem um papel fundamental para a formação de um leitor
crítico. |
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