Resumo:
São inúmeras as dificuldades apresentadas para desenvolver as atividades
relacionadas à aplicação da pedagogia social e para alcançar bons resultados em
grupo considerados vulneráveis devido à falta de pedagogos atuando neste
segmento. Justifica-se este estudo pela necessidade de mais discussões sobre a
linha de atuação do/a Pedagogo (a) na área da Assistência Social, visto que, os
espaços onde o profissional de pedagogia pode se inserir são, em muitos casos, não
tão conhecidos por ele e principalmente por outros profissionais. A pesquisa tem como
objetivo geral compreender a importância da atuação do/a pedagogo/a no Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de São Vicente do
Seridó-PB. A metodologia aplicada quanto à abordagem do problema será qualitativa
e quantitativa, uma vez que descreve as dificuldades vivenciadas por parte dos
profissionais sem a atuação do/a pedagogo/a no SCFV no município. Este trabalho
incide em uma revisão bibliográfica para maior aquisição de subsídios a respeito do
tema:” O/A Pedagogo/a no âmbito da Assistência Social”, e em continuação ao
trabalho, houve a pesquisa quantitativa. Através de uma visita de campo para
conhecer a equipe, para aplicação dos questionários, para uma melhor compreensão
do funcionamento das atividades executadas e respostas para os objetivos
específicos deste trabalho. Constatamos o quanto faz falta a atuação do pedagogo/a
para elaboração das atividades trazendo contribuições significativas para a formação
cidadã das crianças e adolescentes atendidas pelo serviço, mostrando ser uma
importante ferramenta de mediação a superação das famílias em vulnerabilidade
sociais.
Descrição:
LIMA, A. R. de. A importância do/a pedagogo/a no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (scfv): desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.