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Na perspectiva da formação inicial docente, junto às questões teórico-metodológicas, o Estágio
Supervisionado é disposto como uma das etapas fundamentais deste processo. Durante o
estágio, os futuros professores têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, aplicando os
conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Entretanto, é crucial que estas vivências
sejam permeadas por movimentos reflexivos para contribuir com o crescimento profissional do
futuro professor e a constituição de sua identidade. Perante isso, este estudo tem como objetivo
discutir como a prática reflexiva no Estágio Supervisionado colabora para a formação do
professor de inglês a partir de relatos de experiência. Sendo assim, o estudo contribui para
preencher uma lacuna existente em relação às contribuições advindas dessas práticas reflexivas.
Nosso estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de
natureza aplicada, cujos objetivos são de caráter exploratório, através de procedimentos
documentais. Referente ao corpus, o estudo efetuou a análise e discussão de fragmentos de
relatórios de estágio contidos em uma dissertação. Estas discussões teóricas foram seccionadas
em três frentes: (i) Formação de professores (FREIRE, 1996, 2004; FREITAS, 2005), (ii) O
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa (PERRENOUD, 2002; PIMENTA; LIMA, 2005) e
por fim, (iii) Práticas Reflexivas do Professor e Construção Identitária (SCHÖN, 1997, 2000,
2003; ALARCÃO, 2010; OLIVEIRA E SERRAZINA, 2002 e ZEICHNER, 1993, 2008). A
partir da análise dos dados e discussões embasadas no referencial teórico e práticas
interpretativistas, constatou-se que as práticas reflexivas apresentam algumas contribuições
para a constituição da identidade docente, como a mudança de postura do estagiário, seu
crescimento profissional, dentre outros. Assim, notamos que as vivências e reflexões efetuadas
durante o estágio supervisionado vão além de um simples cumprimento de carga horária
obrigatória. Elas representam uma oportunidade valiosa para os estagiários desenvolverem sua
identidade profissional, construírem sua autonomia pedagógica e se prepararem para a realidade
do exercício da profissão. |
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