Resumo:
O presente artigo tem como objetivo principal investigar a importância dos falsos amigos para
a comunicação, além de refletir sobre as dificuldades enfrentas pelos estudantes brasileiros
durante o ensino-aprendizagem de ELE. Este artigo contextualiza o uso dos
heterossemânticos espanhol-português a partir de estudos linguísticos, onde reflexionamos
sobre a necessidade de estudar este fenómeno natural presente nas línguas. Para tanto, a
metodologia se deu a partir de levantamentos bibliográficos de teóricos importantes para a
área da linguística, como Brandão (2012), Neta (2000) y Gargallo (1993), entre outros. Por
fim, constatamos nesta investigação a importância de estudar os falos amigos para o
desenvolvimento da competência linguística/comunicativa, uma vez que o tema é sumamente
relevante para desmitificar ideias de que ambas as línguas são idênticas só porque possuem a
mesma origem latina. Ainda vale ressaltar que, aprender espanhol, ou qualquer outro idioma,
requer tempo, dedicação, prática e paciência, mas mantendo a mente aberta, podemos
descobrir novas facetas do mundo hispanohablante.
Descrição:
BATISTA, L. S. Los falsos cognados: las dificultades de aprendizaje de ELE para brasileños frente a la existencia de los falsos amigos.2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) -Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.