Resumo:
A língua espanhola é um dos idiomas mais falados no mundo, atualmente. Sendo considerado o segundo idioma para a comunicação internacional. Como relutância do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que visava políticas públicas entre os países participantes e acordos comerciais, a partir de então, a língua espanhola vem ocupando um espaço na educação brasileira e com isso surge a necessidade de novos
profissionais no mercado de trabalho. Sabendo disso, durante o exercício do professor, surgem inúmeros desafios que o faz se questionar sobre sua prática. Dessa forma, entra a necessidade da formação continuada, que propõe ao professor novos caminhos que favoreçam positivamente a prática docente, levando-o a alcançar novas possibilidades de tornar o discente, um cidadão melhor. O trabalho intitulado “A língua espanhola no estado da Paraíba e a importância da formação continuada do professor
de espanhol” tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação continuada e
da melhoria proposta diante de desafios que surgem durante a prática docente. Para
este, buscamos, através de textos bibliográficos de autores como: LIBÂNEO (2004),
PEREIRA (2011) e CELANI (2009) que defendem a formação continuada como um
dos elementos primordiais do processo de formação e transformação do docente. Sabemos que a formação continuada, apesar de ser um processo que, geralmente, funciona singularmente para cada profissional, ela serve de mapa para trilhar os caminhos do conhecimento, tanto para o professor em sua prática, quanto para o aluno em seu processo de aprendizagem.
Descrição:
FERREIRA, J. M. S. A língua espanhola no estado da Paraíba e a importância da formação continuada do professor de espanhol. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.