Resumo:
A leitura é uma atividade complexa, que exige que o sujeito vá além de decifrar códigos linguísticos, é preciso realizar uma interpretação diante dos contextos que o cercam, atribuir significados ao lido. Nesse contexto crianças disléxicas apresentam dificuldades de leitura que podem interferir no processo de alfabetização, gerando significativas repercussões na aprendizagem, que podem ser observadas da infância até a vida adulta. Diante do exposto, tem-se por objetivos descrever o processo de aquisição da leitura e apresentar as principais características da dislexia, problematizando os desafios da leitura e da inclusão desses alunos. Para alcançar tais objetivos, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos. Nessa perspectiva, os pressupostos teóricos que fundamentam este artigobaseiam-se em autores como Paulo Freire, Isabel Sólé, Marisa Lajolo, Clarissa Mariano e Renata Mousinho. Muitos são atualmente os desafios de mediar o processo de aquisição da leitura e da escrita em sala de aula e estes se ampliam quando se trata de crianças com dislexia, assim são tecidos alguns elementos conceituais em busca de compreender a leitura numa abordagem sociocultural, em seguida é descrito o processo de aquisição da leitura e, por fim, a Dislexia é caracterizada. Conclui-se que o educador deve estar atento as dificuldades dos alunos, desde o início da alfabetização, conduzindo a estratégias que possibilitem uma aprendizagem mais concreta e significativa, permitindo que o aluno com dislexia se aproprie da escrita e leitura através de metodologia diferenciada que facilite aprendizagem.
Descrição:
SOUZA, M. M. Leitura e dislexia: desafios para uma prática escolar inclusiva. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.