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O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã"

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dc.contributor.author Calafange, Conceição Maria Galvão
dc.date.accessioned 2024-05-14T12:07:04Z
dc.date.available 2024-05-14T12:07:04Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31459
dc.description CALAFANGE. C. M. G. O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã". 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo fazer uma análise da construção da personagem negra “Manhã”, da obra Amanhecer Esmeralda (2005). Selecionamos a referida obra, do autor Reginaldo Ferreira da Silva, com o objetivo de discutir acerca da transformação ocorrida na vida da personagem “Manhã” a partir do momento em que ela ouve a história das raízes do povo negro, como também refletir sobre as consequências do racismo na vida da personagem e de seus familiares. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa. Para embasar as discussões partimos das contribuições teóricas de Brait (1985) e Soares (2007) referentes à construção da personagem e aos elementos que compõem a narrativa ficcional; Almeida (2019), Ribeiro (2019) e Cuti (2010) acerca do racismo; Cademartori (2010) e Salem (1970) sobre Literatura infantojuvenil. A partir da análise da personagem “Manhã”, percebemos o quanto o racismo condiciona os sujeitos a uma posição de desprestígio e inferioridade na sociedade. Com os resultados da pesquisa percebese a relevância de se trabalhar com o gênero literário em sala de aula, pois ele humaniza o homem, além de contribuir na construção de sentidos dos alunos. A obra Amanhecer Esmeralda vem assim enaltecer a força, a história e a cultura do povo negro, buscando romper com os estereótipos negativos que se perpetuaram em nossa literatura e ficaram no imaginário popular, além de contribuir para a construção da identidade dos alunos, pois, ao se verem representados de forma positiva nas narrativas, cresce o sentimento de empoderamento e não de inferioridade entre as crianças negras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.title O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã" pt_BR
dc.type Other pt_BR


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