dc.contributor.author |
Calafange, Conceição Maria Galvão |
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dc.date.accessioned |
2024-05-14T12:07:04Z |
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dc.date.available |
2024-05-14T12:07:04Z |
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dc.date.issued |
2022-12-01 |
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dc.identifier.other |
CDD 801.95 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31459 |
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dc.description |
CALAFANGE. C. M. G. O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã". 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo fazer uma análise da construção da personagem
negra “Manhã”, da obra Amanhecer Esmeralda (2005). Selecionamos a referida
obra, do autor Reginaldo Ferreira da Silva, com o objetivo de discutir acerca da
transformação ocorrida na vida da personagem “Manhã” a partir do momento em
que ela ouve a história das raízes do povo negro, como também refletir sobre as
consequências do racismo na vida da personagem e de seus familiares. Trata-se de
uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa. Para embasar as discussões
partimos das contribuições teóricas de Brait (1985) e Soares (2007) referentes à
construção da personagem e aos elementos que compõem a narrativa ficcional;
Almeida (2019), Ribeiro (2019) e Cuti (2010) acerca do racismo; Cademartori (2010)
e Salem (1970) sobre Literatura infantojuvenil. A partir da análise da personagem
“Manhã”, percebemos o quanto o racismo condiciona os sujeitos a uma posição de
desprestígio e inferioridade na sociedade. Com os resultados da pesquisa percebese a relevância de se trabalhar com o gênero literário em sala de aula, pois ele
humaniza o homem, além de contribuir na construção de sentidos dos alunos. A
obra Amanhecer Esmeralda vem assim enaltecer a força, a história e a cultura do
povo negro, buscando romper com os estereótipos negativos que se perpetuaram
em nossa literatura e ficaram no imaginário popular, além de contribuir para a
construção da identidade dos alunos, pois, ao se verem representados de forma
positiva nas narrativas, cresce o sentimento de empoderamento e não de
inferioridade entre as crianças negras. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Neves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.title |
O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã" |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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