UEPB - Repositório Digital

A docência e os documentos oficiais: análise discursiva sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Paula Geórgia dos Santos de
dc.date.accessioned 2024-05-14T12:15:53Z
dc.date.available 2024-05-14T12:15:53Z
dc.date.issued 2023-08-31
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31462
dc.description ARAUJO, P. G. S. de. A docência e os documentos oficiais: análise discursiva sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do covid-19. 2023, 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Observando a nossa sociedade, e a realidade da educação, notamos que os docentes precisam fazer uso das plataformas digitais para abordar os conteúdos didáticos, trazendo o que é usado pelo aluno no dia a dia para dentro da sala de aula. Vale ressaltar que os recursos tecnológicos não substituem as aulas presencias, em se tratando do ensino aprendizado, mas fornecem subsídio, com a função de efetivar, significativamente, as aprendizagens. Esta pesquisa, apresenta algumas sequências enunciativas, buscando identificar a formação discursiva do discurso pedagógico e do discurso oficial do Ministério da Educação, com o objetivo de analisar posicionamentos discursivos sobre as TIC no contexto pandêmico. Utiliza como procedimentos metodológicos, em um primeiro momento um questionário online com duas professoras do ensino público, da escola de Ensino Infantil e Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, localizada em Sumé (PB), sobre as experiências docentes com as TIC na pandemia e na graduação. Em um segundo momento, são selecionados textos, documentos e enunciados do site Portal do MEC, que discursivizam sobre o uso das TIC durante a pandemia. A pesquisa se caracteriza como documental, pois analisa os documentos do MEC e o discurso dos docentes, materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico. A base teórica utilizada é a Análise do discurso, que visa analisar as relações entre linguagem, história e sociedade, através dos efeitos de sentido, sobretudo, os conceitos de discurso, enunciado e memória discursiva, a partir das contribuições teóricas de Pêcheux (1999) e Foucault (2008), entre outros. Os resultados apontam que tanto o MEC quanto os professores que participam da pesquisa defendem o uso das TIC na sala de aula. Contudo, as docentes participantes defendem que as ferramentas necessitam de capacitação para manuseio, de forma que ocorra um trabalho pleno e satisfatório para ensino aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Josemir Domingos da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Memória discursiva pt_BR
dc.title A docência e os documentos oficiais: análise discursiva sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta