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É perceptível a dificuldade que os professores encontram em trabalhar a língua inglesa em turmas de Ensino Fundamental e principalmente em turmas de Ensino Médio. De acordo com a BNCC ou Base Nacional Comum Curricular (2017), o ensino de inglês no ambiente escolar assume um “caráter formativo”. Sob a ótica de gêneros e não mais dos tipos textuais tradicionalistas, segundo Schneuwly & Dolz (2004, p. 74), "é através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes". Diante disso, as artes visuais resultam em uma forma de expressão utilizada pela humanidade através de anos e pode também ser um instrumento de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades do aprendente, com isso pensou-se na criação de um projeto didático pedagógico, cujo objetivo é trabalhar a Língua Inglesa através da arte visual, pintura, e neste exploramos algumas expressões e obras artísticas, relacionando-as com as competências de compreensão das obras em si, trabalhando as habilidades de leitura e escrita, com produção linguística, aspectos gramaticais e culturais, e como colocá-lo em prática através da elaboração de uma Sequência Didática voltada para o contexto escolar específico. Este trabalho, que se configura como uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, fomenta a discussão sobre a importância das artes visuais para o aprendizado de língua inglesa, e sobre os benefícios que a arte visual (pintura) pode proporcionar se implementada dentro do sistema educacional como um meio motivador e facilitador da aprendizagem. O trabalho está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Villamil(2004), Goldberg(2003), Pougy(2012), Forgas Berdet(2017), Nunes(2013), dentre outros. Através da análise de dados conclui-se que é possível ensinar e aprender através das artes visuais. |
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